Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

27/04/2009

Este blog mudou

Depois de muitos anos por aqui, o blog Consumering encontrou uma nova morada.

A Mudança não vem por acaso, vem com umas novidades. Dentro de dias será lançado um novo livro em resultado dos posts aqui do blog. Será o terceiro. Para o qual se espera um sucesso editorial da dimensão dos anteriores.

E para quem mudar de destino agora ser-lhe-á oferecido o e.paper: 9+1 Passos para se tornar um pioneiro da Publicidade online. Basta pedir por ele aqui.

26/04/2009

Quando a repetição estiver obsoleta

Será substituída pela variedade

No digital as vendas adicionais têm dificuldade crescente. Se fazer a 20ª venda é mais difícil do que a 10ª, então duas campanhas que vendem 10 unidades cada uma, serão no seu conjunto mais rentáveis. Para aumentar volume é preciso maior variedade de propostas.


o blog Consumering encontrou uma nova morada.

14/04/2009

Quando a imagem de marca estiver obsoleta

Será substituída pela diversidade de marca-próprias.

O custo de produção e o acesso à distribuição eram barreiras à entrada de concorrentes que sustentavam o valor das marcas.
Na Internet, tal como nos supermercados, os produtos de marca branca retiram às marcas o valor da escassez, de serem os únicos capazes de ter um produto bem embalado.


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13/04/2009

Quando as sondagens estiverem obsoletas

Serão substituídas pelas tentativas

A opinião implícita nos inquéritos é apenas útil quando cometer um erro tem custos imensos (de produção e distribuição).
Se errar se torna barato, o erro que se deve evitar é o erro de medição por via de inquéritos onde toda a gente mente. No digital a procura da perfeição é substituída pela abundância de tentativas

09/04/2009

Vem aí a (r)evolução

Consta que o mercado publicitário português está com uma quebra de 35%. Uma barbaridade de dinheiro (uns 300 milhões de euros) que foram cortados aos diferentes orçamentos de marketing por esse país a fora e que está a deixar as empresas do sector de rastos.
- A Cofina apresentou um prejuízo de 70 milhões de euro quando não deve facturar por ano metade desse valor.
- A Prisa valerá hoje menos do quanto pagou pela Media Capital e anda a evitar pagar dívidas de billion euros.
- O Controlinvest está em carência (incumprimento?) das suas dívidas ao banco.

Para mal dos pecados destas organizações, o mercado vai continuar deprimido por mais algum tempo e quando recuperar, não virá na forma de salvação destas estruturas, mas convertido ao online.

Sim, quando o mercado publicitário recuperar da queda que se está a observar não será para recuperar media tradicionais, o dinheiro fresco irá fluir no sentido da internet e do eficaz aproveitamento das novas possibilidades do online.

Estão prontos?


European internet consumption to overtake TV in 14 months
by Nikki Sandison, Brand Republic 08-Apr-09, 12:15

LONDON - The internet will overtake broadcast TV as Europe's most consumed form of media for the first time in June 2010 if current growth trends continue, according to Microsoft research.


Internet consumption in 2010 will average 14.2 hours per week, or over 2.5 days a month, compared to 11.5 hours a week, or 2 days a month, for TV, claims a report released today by Microsoft entitled 'Europe logs on: Internet trends of today and tomorrow'. It covers Italy, France, Spain, Germany, the UK, Belgium, Austria, Switzerland, Denmark, Sweden, Netherlands, Finland, Norway Turkey, Gibraltar, Cyprus and Greece.
The report highlights that while the internet will become the most popular media, this does not signify a decline in TV but simply reflects the changing ways people experience TV content.
It argues that TV is becoming a two-way connected experience delivered via broadband to multiple screens including TV, PC and mobile.
The research shows that for some 18-24 year olds the PC is often the only television screen while for others it can be a second or third screen.




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07/04/2009

Quando a audiencia estiver obsoleta

Vai ser substituida pela acção.

A audiência mede a quantidade de pessoas expostas a um anúncio. Já a acção reflecte a quantidade de pessoas impressionadas pelo anúncio. As audiências são uma medida sucedânea e intermédia, sem valor próprio. No digital, a medida a perseguir é o custo por conversão.

06/04/2009

Quando a notoriedade estiver obsoleta

Será substituida pelo efeito imediato.

A notoriedade era um efeito importante porque a ocasião para anunciar estava desligada do momento da venda.
Quando o formulário de adesão está presente, a conversão imediata é mais importante do que a recordação futura. No digital importa minimizar o atrito até à conversão.