Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

06/08/2003

2-Os italianos não são de confiar

Imagine que nas vésperas de uma operação sensível, o médico decide confortar o doente com a seguinte informação: “vou cortá-lo usando um novo aparelho de fabrico italiano”. O mais provável é que o paciente parta em busca de uma segunda opinião.

A Itália é um dos países mais marcantes da nossa comunidade, uma inegável potência cultural e económica com resultados excelentes em mercados sofisticados como os electrodomésticos ou vestuário. No entanto, ninguém lhes confia uma faca de extrair apêndices. Esta característica é o traço mais marcante da herança dos produtos italianos. Depois de séculos na vanguarda da arte, do bom gosto e do crime organizado, os italianos têm de viver com a fama de serem pouco fiáveis (ainda que com carradas de estilo). O peso desta herança é tal, que sempre que um Alfa Romeu se avaria a culpa é do design e não das estradas que dão cabo dos Volkswagens. Essa mesma herança italiana atinge o seu climax quando, na ausência de aparelhos de precisão com nome de esparguete, os espanhóis aproveitam para chamar Massimo Dutti às suas roupas de bom gosto.

O fenómeno da herança extravasa para todas as marcas e nenhuma se pode sobrepor à sua história. Herança é aquilo que os consumidores já sabem de uma marca e por isso mesmo condiciona o que esperam dela.

...continue a ler em "“Compre Este Porque"