Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

06/08/2003

5-Não basta chamar-se Napoleão

A história é conhecida. Há algum tempo atrás, na formosa Verona, duas casas de igual dignidade transformaram o velho ódio em novos motins. Então, no meio do sangue civil, um par de amantes desditosos abdica da vida para sepultar o ódio dos pais. Ainda a peça vai a meio quando Romeu questiona Julieta se uma rosa teria um aroma menos doce se tivesse qualquer outro nome. A reposta, apesar das aparências, é sim. Se uma rosa não se chamasse rosa não cheiraria a rosa, e é porque o nome diz tanto das coisas que ambos os amantes perdem a vida numa fatalidade ditada apenas pelos nomes de família. Não se chamassem eles Capuleto e Montecchio e não haveria história para contar.

Um nome é apenas um nome. Mas ao chamar as coisas pelos nomes, o nome passa a representar todas as características dessas mesmas coisas. A relação nome/significado também é reciproca. Tanto os nomes absorvem as características do objecto como emprestam essas características ao objecto. Assim, ao pensar num cão chamado Napoleão, a probabilidade é que se imagine um pequeno chihuahua com muito, muito mau feitio.

Tal como as pessoas têm um nome, convencionou-se que os produtos ou serviços teriam uma marca.

...continue a ler em "“Compre Este Porque"