Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

29/11/2007

“Para dar a conhecer"

Soundbite – frases que dão dentadas nos lucros


Pelos departamentos de marketing ou comunicação é vulgar encontrar uns quantos educadores das massas frustrados ou desaproveitados. Gente cuja motivação para enfrentar o dia-a-dia parece ser uma profunda missão de “dar a conhecer”. O aborrecido é que a maioria das vezes, o que esses candidatos a evangelistas querem “dar a conhecer” não passa de uma habilidade irrelevante, conseguida pela empresa onde trabalham.

Por exemplo, se com apenas 10 anos de atraso a tal empresa tiver finalmente desenvolvido um site para a Internet, esta estripe de informadores tratará de recomendar que se gaste uma batelada de dinheiro a “dar a conhecer” o novo site e as suas velhas funcionalidades.

Ora, usar publicidade para “dar a conhecer” é duplamente um mau negócio. Primeiro porque a publicidade serve para vender e fica estupidamente caro utilizar a publicidade para dar qualquer coisa. Na verdade, o que se dá, normalmente é grátis e portanto já não precisa de grande convencimento. Mas mais grave é prejuízo que dá o conhecer.

Ainda que os pedagogos em potência estejam convencidos que é por pura ignorância que a população não é mais feliz e produtiva. A verdade é que neste milénio a informação está toda disponível e quase toda ao mesmo tempo, a dificuldade reside apenas em encontrá-la. Assim, o desafio da publicidade não está em acrescentar algo que as pessoas não saibam, mas sem em lembrar ao consumidor o que ele já sabia.

Deve ser por excesso de ego, mas essa malta que gosta de “dar a conhecer” habilidades das empresas. Por vezes acham mesmo que o consumidor médio dedica tanto tempo a pensar nas suas empresas como eles próprios. Mais: acham que a população em geral está interessada na opinião e hobbies do director administrativo (os patrocínios); Acreditam ainda que é agradável saber como lá na empresa é que arquivam as facturas (a certificação); ou até se convencem da importância do modo como se livram do lixo.

Tudo isto resulta em campanhas para “dar a conhecer”, o que é um objectivo que cada vez que é referido numa empresa, sempre resulta em custos improdutivos, ou seja, numa dentada nos lucros

1 Comments:

  • At 11:08 da manhã, Anonymous Anónimo said…

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