Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

11/10/2007

A ACONTECER - IRLANDESES INTERESSADOS EM PORTUGAL

(do gabinente de imprensa do ministério da economia e inovação)

O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, participou hoje em Dublin, na Irlanda, numa acção de promoção a que assistiram cerca de 90 investidores interessados na aquisição de propriedades em Portugal, no âmbito do Turismo Residencial.

Recorde-se que o Turismo Residencial, encontra expressão nos Resorts/Conjuntos Integrados, definidos pelo PENT (Plano Estratégico Nacional de Turismo) como um dos dez produtos estratégicos para o desenvolvimento do Turismo em Portugal.

Apostando no desenvolvimento deste produto, o Governo aprovou no Orçamento de Estado de 2007 a redução da carga fiscal para os imóveis detidos por off-shores (IMT de 15% para 8% e IMI de 5% para 1% ou 2%) de forma a tornar Portugal mais competitivo na aquisição de propriedades por estrangeiros, nomeadamente face à vizinha Espanha. Durante a sua deslocação à Irlanda o Secretário de Estado do Turismo reuniu-se com responsáveis da companhia irlandesa Air Lingus que inicia novas rotas para Portugal, ainda este ano.

Assim, a rota Dublin - Funchal será operacionalizada já neste Outono e a rota Belfast – Faro, terá inicio no próximo ano. Presentemente nos autocarros de Dublin, pode ser vista uma campanha de promoção do destino Portugal.

A Irlanda é o 12º mercado emissor mundial e o interesse dos irlandeses por Portugal não pára de aumentar. O mercado irlandês integra o “Top 10” dos mercados emissores para Portugal, ocupando ainda a 6ª posição nas dormidas (967,3 milhares), a 7ª nas receitas e a 9ª nos hóspedes.

2006 foi um ano bastante positivo no que respeita ao mercado irlandês, tendo-se registado um aumento de 7,5% ao nível das dormidas, 13,4% ao nível das receitas e 8,9% ao nível dos hóspedes. Para 2007 perspectiva-se um crescimento de 12% no número de turistas irlandeses em Portugal.



Curiosidade - "10 produtos estratégicos" é demasiado desfoque para poder ser considerado uma estratégia.