Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

03/09/2007

"Portugal não convence como marca" no Meios&Publicidade

(por João Neves)
Como marca nacional, Portugal não conseguiu melhor do que o 20º lugar no ranking The Anholt Nation Brands Index, relativo ao segundo trimestre de 2007. Numa análise a 38 países, promovida pela Global Market Insite, a imagem nacional junto de um painel de 25 mil inquiridos em todo o mundo não chega a meio da lista, enquanto Espanha, um dos principais concorrentes fica na 12ª posição.
Nos três lugares cimeiros surgem o Reino Unido, Alemanha e França como marcas nacionais mais valiosas, considerando um conjunto de seis factores que passam pela cultura e herança histórica, investimento e imigração, ‘governance', população, turismo e exportações.
Portugal é ainda citado na descrição dos resultados por, em termos de marca, ter um desempenho inferior ao da Grécia. Segundo o consultor responsável pelo ranking, Simon Anholt, "Portugal, que se juntou à UE cinco anos depois da Grécia, ainda não conseguiu convencer o mundo de que a economia e a sua governance' estão próximas dos níveis da maioria dos países da União". Exemplo oposto é o de Espanha. O ranking das marcas nacionais mais valiosas argumenta que "Espanha construiu uma marca mais robusta, igual ou mais forte do que Portugal e a Grécia nos seis aspectos em avaliação". O facto de se tratar de um país maior ajudará a criar uma marca mais forte.


Comentário - A metodologia usada parece similar à da Interbrand (uma forte confusão entre goodwill e marca), mesmo assim a conclusão não se altera especialmente.