Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

17/07/2007

FACTO - Portugal é o País onde os ingleses mais gostariam de se reformar

Turismo: Há 4 milhões de europeus com casa fora do seu país - Algarve aposta no turismo residencial

Lisboa, Portugal 16/07/2007 19:57 (LUSA)
Faro, 16 Jul (Lusa) - Há cerca de quatro milhões de europeus com uma propriedade de alojamento fora do seu País, prevendo-se que o sector do turismo residencial cresça cerca de 8 por cento ao ano, revela um estudo apresentado hoje em Albufeira.

Falando numa conferência sobre o turismo residencial, "Um desafio e uma oportunidade para os agentes económicos algarvios", o presidente da Região de Turismo do Algarve, António Pina, lembrou que quando se começaram a instalar os equipamentos de golfe no Algarve, "os hoteleiros tiveram uma reacção fria, provou-se mais tarde que as duas ofertas se complementam, quando surgiu o turismo residencial aconteceu o mesmo, hoje estamos convencidos que todas estas ofertas variadas constituem a riqueza do Algarve".

O conceito de turismo residencial integra empreendimentos, infra-estruturas e serviços de apoio, serviços de entretenimento e lazer motivadores da fixação de residentes e incentivadores da permanência de estrangeiros em Portugal.

Actualmente todos os estudos apontam para que este sector do turismo vá crescer nos próximos anos.

Artur Alves Pereira, do departamento de estudos do grupo Espírito Santo, revelou que desde 2000 "um milhão de europeus adquiriram propriedades fora dos países de origem, os britânicos e alemães representaram 60% e 30% do total, respectivamente".

A Dean & Associates revela, num inquérito a turistas britânicos, que Portugal é o país com maior capacidade de retenção de turistas ingleses (37%) quando questionados em que país gostariam de ser reformar depois de o terem visitado.

Depois de Portugal está Espanha (33%), França (29%) e Itália (26%).

Os factores de atracção dos turistas para fixação no Algarve prendem-se com a "estabilidade social e política, a curta distância dos mercados europeus, o clima ameno e as infra-estruturas de excelência, população afável e serviços de qualidade", disse à Lusa João Freixa, o administrador do Espírito Santo, grupo que organizou a conferência e pretende apostar forte neste sector do turismo.

Associado a este mercado em crescimento está o natural envelhecimento da população europeia: Entre 1992 e 2001 o segmento dos turistas entre os 40 e os 59 anos, que é o que gasta mais em férias, aumento 8%, passando a representar, actualmente, 38 por cento do total dos turistas europeus", explicou Artur Alves Pereira do Espírito Santo Research.

O Algarve, que atrai os mercados alemão e britânico beneficia com o facto de serem estes dois países dos principais emissores de turistas do mundo (em 2006 os alemães gastaram em turismo 74,8 mil milhões de euros, os britânicos gastaram 62 mil milhões).

Actualmente existirão perto de 80 mil estrangeiros a residir no Algarve, apesar de os números oficiais apontarem para valores muito inferiores.


Uma bela dica do: Pitigrili de Luanda.