Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

25/06/2007

M.Port.19) “O que está a vista vende primeiro”

(Marca Portugal – Capítulo 19de32)

Há dois bons motivos para não se vender a tecnologia portuguesa. O primeiro é que, com ou sem razão, os portugueses são reconhecidos por essa Europa fora como gentis e humildes taxistas, padeiros ou porteiras, mas ninguém nos reconhece enquanto fiáveis inventores de geringonças com luzes e botões. Já o segundo motivo é ainda mais desanimador. Mesmo que por alguma arte mágica fosse possível convencer os gringos a comprar tecnologia portuguesa, nós não temos por cá disso em quantidade para que se a possa vender.
Está bem visto, não que seja coisa que venha em todos os manuais de gestão, mas uma condição importante para vender alguma coisa é ter essa mesma coisa para a vender. Até mesmo o vendedor mais despudorado, daqueles que até a própria mãe vende, terá maus resultados se o pobre for órfão e não tiver nem uma mãe para entregar. Posto assim, fica então claro que estas manias das tecnologias de informação ou outras não é produto que de Portugal se possa exportar

(saber mais em "vende-se Portugal")