Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

16/06/2007

M.Port.18) “Entre e marca que vende e a máquina de vendas”

(Marca Portugal – Capítulo 18de32)

Pode à superfície fazer por parecer o contrário, mas lá no fundo, a única vantagem de dispor de um Departamento de Marketing, é dinamizar as vendas. Verdade. Se há interesse em aplicar os recursos de uma organização ao marketing, esse só pode ser a melhoria (ainda que indirecta) dos resultados comerciais. Um impacto desapropriado, se daí se entender que as vendas precisam do Marketing para fazer o seu próprio trabalho de vender. Mas o que se passa, é mais a dependência oposta. O trabalho do marketing até pode ser útil, se com o marketing coexistir uma organização de vendas que transforme em receitas o que isoladamente no marketing são apenas custos.
Posto isto, talvez fosse de deduzir que é por falta de uma rede de vendas, que à Marca Portugal falta um Departamento de Marketing. Mas isso seria reconhecer que evitar um erro maior é razão para não cometer um erro inicial. Até porque, ainda apesar de não ser do modo que a Marca Portugal precisa, a prospecção comercial de Portugal está entregue ao ICEP.

(saber mais em "vende-se Portugal")