M.Port.18) “Entre e marca que vende e a máquina de vendas”
(Marca Portugal – Capítulo 18de32)
Pode à superfície fazer por parecer o contrário, mas lá no fundo, a única vantagem de dispor de um Departamento de Marketing, é dinamizar as vendas. Verdade. Se há interesse em aplicar os recursos de uma organização ao marketing, esse só pode ser a melhoria (ainda que indirecta) dos resultados comerciais. Um impacto desapropriado, se daí se entender que as vendas precisam do Marketing para fazer o seu próprio trabalho de vender. Mas o que se passa, é mais a dependência oposta. O trabalho do marketing até pode ser útil, se com o marketing coexistir uma organização de vendas que transforme em receitas o que isoladamente no marketing são apenas custos.
Posto isto, talvez fosse de deduzir que é por falta de uma rede de vendas, que à Marca Portugal falta um Departamento de Marketing. Mas isso seria reconhecer que evitar um erro maior é razão para não cometer um erro inicial. Até porque, ainda apesar de não ser do modo que a Marca Portugal precisa, a prospecção comercial de Portugal está entregue ao ICEP.
(saber mais em "vende-se Portugal")
Pode à superfície fazer por parecer o contrário, mas lá no fundo, a única vantagem de dispor de um Departamento de Marketing, é dinamizar as vendas. Verdade. Se há interesse em aplicar os recursos de uma organização ao marketing, esse só pode ser a melhoria (ainda que indirecta) dos resultados comerciais. Um impacto desapropriado, se daí se entender que as vendas precisam do Marketing para fazer o seu próprio trabalho de vender. Mas o que se passa, é mais a dependência oposta. O trabalho do marketing até pode ser útil, se com o marketing coexistir uma organização de vendas que transforme em receitas o que isoladamente no marketing são apenas custos.
Posto isto, talvez fosse de deduzir que é por falta de uma rede de vendas, que à Marca Portugal falta um Departamento de Marketing. Mas isso seria reconhecer que evitar um erro maior é razão para não cometer um erro inicial. Até porque, ainda apesar de não ser do modo que a Marca Portugal precisa, a prospecção comercial de Portugal está entregue ao ICEP.
(saber mais em "vende-se Portugal")
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