Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

29/05/2007

M.Port.17) “Dar nas vistas, para vender bem visto

(Marca Portugal – Capítulo 17de32)

Se ao longo dos últimos anos, alguma coisa tem sido feita com brio e empenho em promoção da Marca Portugal, o trofeu vai sem dúvida para as acções promocionais. Ou, como se costuma dizer na linguagem da governação, para os grandes eventos nacionais.
Desde que, em 1940, com um questionável sentido de oportunidade, o pioneiro português da propaganda, António Ferro, montou a grande Exposição do Mundo Português em Belém, Portugal adquiriu um fascínio autofágico pelos grandes eventos de promoção. Meio século volvido e desta feita, são eventos como o Euro 2004, a Expo 98 e o Porto Capital da Cultura, a ambicionar mostrarem a nós próprios que somos um País capaz de se organizar.
Claro que, para todas as opções, há sempre os críticos, desde os mais mesquinhos, apenas esquinados pela escolha regional da localização dos eventos, até aos mais razoáveis, que reclamam do custo desproporcionado dos eventos. Especialmente quando comparados os eventos com a oportunidade de gastar tanto dinheiro, num país que é pobre, mal educado e doente. Não deixa então de ser aceitável que se pergunte se Portugal precisava mesmo de 10 estádios ladrilhados. Tal como não deixa de ser avisado questionar se a pala do Sisa na Expo, não podia ter melhor uso do que fazer sombra à calçada. Ainda assim, por vulgar que seja o cepticismo em relação à oportunidade dos gastos em eventos, a verdade é que, pouca gente faz a pergunta que deve ser feita: Quanto é que se acabou por ganhar?

(saber mais em "vende-se Portugal")

2 Comments:

  • At 12:24 da tarde, Blogger João Carlos Machado said…

    Achei piada ao fim do post. Vamos fechar o país pra velhos. Aliás já temos cada vez mais, quando anda tudo ai a especializar-se em beleza e juventude nós estamos a fazer bem em ir buscar uma fatia cada vez maior da população. Vamos Abrir então hospitais. Se puderes por em link o meu blog agradecia.
    supermarcas.blogspot.com
    Um abraço

     
  • At 5:23 da tarde, Blogger Consumering said…

    A Florida não se tem dado mal com esta abordagem.

     

Enviar um comentário

<< Home