M.Port.15) “Para vender, antes ser visto”
(Marca Portugal – Capítulo 15de32)
Algures pelo ano de 2005 Lisboa foi inundada por uma campanha de outdoors destinados à promoção do vinho português. Tratou-se de uma campanha patrocinada pela Vini Portugal (associação de produtores e outros profissionais do vinho português) que representava a face mais visível (tal como a publicidade costuma ser) de um longo trabalho dedicado ao sector do Vinho Português. Este trabalho fora iniciado anos antes, com a contratação do afamado consultor Michael Porter, ao que se seguiu o desenvolvimento de uma campanha publicitária, criada pela agência de publicidade TBWA, realçando, com gosto e distintividade, as qualidades pouco conhecidas do vinho português. Literalmente a campanha dizia: “vinho, um segredo em cada garrafa”.
Contada assim, esta história parece um exemplo louvável. Um projecto sério, executado com tempo, por gente capaz, que certamente verá os seus esforços recompensados através do aumento das vendas do vinho português. Pois é, parece ser tudo isso, mas não é. Algures pelo caminho, cambaleando entre o brilho dos afamados consultores e as perturbações etílicas de trabalhar com vinho, o fio condutor da história foi-se perdendo e cometeram-se uma quantidade de interessantes erros que ditaram o despiste fatal.
(saber mais em "vende-se Portugal")
Algures pelo ano de 2005 Lisboa foi inundada por uma campanha de outdoors destinados à promoção do vinho português. Tratou-se de uma campanha patrocinada pela Vini Portugal (associação de produtores e outros profissionais do vinho português) que representava a face mais visível (tal como a publicidade costuma ser) de um longo trabalho dedicado ao sector do Vinho Português. Este trabalho fora iniciado anos antes, com a contratação do afamado consultor Michael Porter, ao que se seguiu o desenvolvimento de uma campanha publicitária, criada pela agência de publicidade TBWA, realçando, com gosto e distintividade, as qualidades pouco conhecidas do vinho português. Literalmente a campanha dizia: “vinho, um segredo em cada garrafa”.
Contada assim, esta história parece um exemplo louvável. Um projecto sério, executado com tempo, por gente capaz, que certamente verá os seus esforços recompensados através do aumento das vendas do vinho português. Pois é, parece ser tudo isso, mas não é. Algures pelo caminho, cambaleando entre o brilho dos afamados consultores e as perturbações etílicas de trabalhar com vinho, o fio condutor da história foi-se perdendo e cometeram-se uma quantidade de interessantes erros que ditaram o despiste fatal.
(saber mais em "vende-se Portugal")
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