Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

01/07/2007

M.Port.20 - “Mais vale uma região desmarcada”

(Marca Portugal - Capítulo 20de32)


A má gestão de marcas detecta-se mais facilmente sempre que se assiste a um qualquer presidente (sejam da junta, da câmara ou de um simples Instituto) a elogiar-se orgulhoso da transformação do seu pequeno domínio burocrático numa marca. Em linguagem de gente comum, sempre que um qualquer presidente de instituto anuncia que a sua organização/colectividade/chafarica “criou uma marca”, isto costuma significar que o caldo está entornado e os custos administrativos vão subir, sem se produzir com a nova despesa qualquer tipo de efeito, quanto mais seja esse efeito o de gerar de receitas.
O momento ideal para assistir ao presidente da região de turismo anunciar que o seu âmbito “passou a ser uma marca”, é uma conferência de imprensa onde, com o auxílio de efeitos multimédia e de bancos de imagem, os jornalistas presentes são presenteados com a revelação de um novo logótipo. Pois que, normalmente, esta malta julga que tudo o quem tem logótipo é uma marca. Mais adiantados das ideias estão aqueles que ousam para além do querer ter uma marca com um logótipo reluzente e se atrevem a escolher um novo nome. Um nome que seja tão eloquente como o novo logótipo e consiga confundir ainda mais quem tem de lidar com a instituição. Mais grave, só mesmo o disparate de aproveitar a onda de pós-modernidade e gastar uns quantos milhões de euros a anunciar o novo nome e o novo logótipo. Isto claro sem nunca chegar a dizer nem quem são os senhores por detrás da marca, muito menos para o que servem.

(saber mais em "vende-se Portugal")