Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

11/07/2007

M.Port.21) “Como prometer sem letras”

(Marca Portugal – Capítulo 21de32)

Com o objectivo confesso de criar uma marca que (citando) “sirva de chapéu” às diversas iniciativas de promoção no estrangeiro, foi em 2005, anunciada criação de um comité de 300 peritos para “definir o que deverá ser a imagem de Portugal no estrangeiro”. Pretendem “reposicionar a imagem de Portugal no exterior” de modo que Portugal tenha uma imagem única (ainda por definir), mas cujo símbolo será o “Afogadinho”, criado nos anos 90 pelo artista plástico José Guimarães e no qual “já foram investidos 200 milhões de euros”.
Lida com atenção, esta admissão de culpa do ICEP será suficiente para deixar de cabelos em pé qualquer indivíduo preparado para gerir uma marca. Não só ainda não se chegou a nenhuma conclusão sobre qual deve a imagem de Portugal no estrangeiro, como se vai averiguar dessa resposta junto de um comité de 300 especialistas (os suficientes para não chegar a lado nenhum) e pior, mesmo sem mensagem, já se definiu um logotipo, porque já sorveu 200 milhões de euros.

(saber mais em "vende-se Portugal")