Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

14/08/2007

M.Port.26) "O papel da publicidade vem num papel de verdade"

(Marca Portugal – Capítulo 26de32)


Na promoção da Marca Portugal, um dos mais quentes e estéreis debates que há memória, esteve apontado a uma das antigas campanhas do antigo ICEP: A campanha do “take a break from the rest of the world” que esteve vagamente no ar no início deste século. À data, o enquadramento da ideia até parecia favorável. Estávamos em 2002, o mundo contorcia-se com a ressaca dos atentados de 9/11 e a guerra global ao terrorismo nem acabara de começar. Em consequência, a procura dos países muçulmanos como destino de férias caía a pique e o mundo ocidental via-se de repente cheio de veraneantes sem um destino seguro para onde ir.
Com um bom timing, o ICEP decidiu apelar aos amedrontados e, capitalizando nos proverbiais brandos costumes lusitanos, tratou de convidar os turistas europeus a escolher este cantinho à beira mar plantado para o fim de umas relaxantes férias. Como até aqui se vê, esta ideia até tinha algumas pernas para andar, mas a longevidade dessa aposta foi sabotada por meios menos comuns do que a recorrente falta de investimento. Neste caso, a sabotagem da campanha ficou-se no plano das ideias e esta sucumbiu foi à contra-argumentação demagógica.

(saber mais em "vende-se Portugal")