Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

23/08/2007

Sócrates teria aprovado?

A avaliar pela falta de direcção do investimento do ICEP, dir-se-ia que o governo está em completo desatino contra a aposta no turismo residencial sénior. No entanto, olhando para a facilidade com que este considera PIN alguns extensos projectos imobiliários, tirar-se-á a conclusão oposta, afinal o Governo sabe que não temos mais alternativa do que exportar a nossa qualidade de vida, o Conforto.

Em que ficamos então? É Pró ou Contra? Aposto que é pró, mas o Governo não quer que ninguém saiba.

Esta aparentemente inconsistência, em que o governo toma umas decisões e depois procura ocultá-las, é facilmente compreensível para quem já teve de empurrar uma decisão numa organização. Nesses casos, há sempre uns preteridos e portanto há sempre insatisfeitos. O que implica três caminhos possíveis:
- Ignorar essa gentinha, algo que se pode fazer nas empresas, mas é bastante difícil de fazer no governo.
- Enganar as criaturas, fazendo que se faz para um lado enquanto se faz para o outro. A solução preferida de muito boa gente, mas que infelizmente obriga a horrores de desperdício.
- Não dizer nada a ninguém. Que por incrível que pareça, é a melhor solução para este caso e quase sempre melhor do que a via do engano.

Afinal de contas, o público-alvo do esforço de promoção da AICEP são os estrangeiros, assim sendo, é escusado andar a enganar os pobres tugas, basta que todo o esforço de promoção seja aplicado no estrangeiro, onde ainda por cima estão os clientes, que por cá ninguém se assustaria com o feito de haver uma promoção que não é oca e bacoca e até faz escolhas verdadeiras.

Infelizmente, nem só no Estado, a maior praga do marketing é mesmo haver quem prefira fazer de conta que está a fazer alguma coisa, a fazer qualquer coisa mesmo. Ou seja, sem trocadilho, o mal do marketing é que há demasiados decisores que não querem o que é melhor para os seus negócios e preferem antes dispor de um álibi que defenda a sua posição.

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