Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

11/10/2007

Vende-se Portugal




“A razão de ser deste livro é que a marca Portugal é mal gerida. É um desastre. Não existem bons adjectivos para descrever o estado a que a marca chegou e portanto sendo a marca mais importante do país - e sendo com certeza a que tem mais orçamento em Portugal - isto é escandaloso! Nós gastamos milhões de euros por ano a tomar conta da marca. É uma calamidade”, são estas as palavras usadas por Henrique Agostinho, autor de ‘Vende-se Portugal’, um livro que promete ser polémico e onde este engenheiro civil (licenciado pelo IST) apresenta, “sem papas na língua”, dados sobre os erros que estão a ser cometidos no país em relação à marca Portugal.

Com uma imagem de capa que mais parece, propositadamente, um anúncio de jornal, ‘Vende-se Portugal’ é uma obra que “não é um livro sobre política. É um livro técnico sobre publicidade e marketing de marcas”. Sobretudo “sobre uma marca que deveria ter um impacto enorme sobre a economia - a marca Portugal”. Responsável de marketing de “dois momentos extraordinários”, como gosta de se referir ao sucesso dos anúncios do Ponto Verde (campanha das crianças) e da feijoada na ponte Vasco da Gama, Agostinho, hoje director de marcas da Sonae Sierra, afirma que o que o livro tem de interessante é “o resultado de um levantamento que fiz sobre a gestão da marca Portugal. As decisões e as acções que se tomam. Muitas que são verdadeiros disparates”. Consciente de que esta sua segunda obra (a primeira intitula-se ‘Compre este porque...’) não é politicamente correcta, nem contemplativa, este autor dirige-se aos leitores dizendo, para finalizar, que “neste livro podem esperar uma forma engraçada de explicar como se gere uma marca aplicada a uma marca que nos interessa a todos”.

Ideias em Estante por, Mafalda Avelar
Em conversa com o autor Henrique Agostinho