Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

06/08/2003

8-Um elixir milagoso

Quando numa terriola, que de outra forma não teria história, se juntam bruxos, curandeiros, exorcistas, médiuns, cartomantes, quiromantes, endireitas, sociólogos, psicólogos, e muitos curiosos, a apregoar curas milagrosas e caçar fantasmas. Ou o calendário aponta para Setembro é o Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes. Ou é Junho, e nesse caso devem ser os Leões de Cannes.

As medicinas alternativas são uma indústria com semelhanças à publicidade. Ambas partem de uma base real, com resultados demonstrados, para sublimar as suas capacidades perdendo pelo caminho parte da sua credibilidade. Também em ambos os casos, o talento de alguns é transformado em espectáculo e o que partiu da necessidade de vender um produto ou de curar uma maleita, acaba num festival de vaidade e exuberância. Tal como em Vilar de Perdizes, há nos festivais publicidade remédios para todos os gostos. Há os bons, há os maus, e há ainda a grande maioria que são indiferentes. O que em publicidade é pior do que ser mau. É que, com o que custa meter uma campanha no ar, passar um cheque de milhões em troca de um bilhete de plateia é muito mau negócio.
...