Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

19/12/2006

M.Port.7) “Portugal não vende porque não vê o porque vende”

(Marca Portugal Capítulo 7 de 32)

Todos os anos o Instituto Nacional de Estatística publica um relatório quantificado do que é que Portugal vende e para quem é que o vende. Um relatório que, apesar de ignorar o turismo, dir-se-ia ser bastante importante, pois sempre se tratam das vendas, não só de uma empresa, mas de todo um País, ainda que esse País seja Portugal, empobrecido por vender muito pouco. Fosse esse país uma empresa e muito provavelmente este relatório das vendas, além de corrigido para incluir as vendas de serviços, seria devidamente analisado, senão todos os dias, pelo menos uma vez por mês. Porque é das vendas que se alimentam os negócios e é sobre as vendas quase tudo o que é preciso saber.
Em termos de gestão corrente, quase todos os problemas se resolvem com mais vendas, por isso, para conhecer um negócio e lhe sentir o pulso, bastará olhar para as vendas que quase se radiografa a situação. O quase é porque a informação sobre as vendas é muito útil e precisa (pois explica o que se vende), mas ainda assim é omissa no porque se vende, ao não indicar porque é que compra quem compra. Esta insuficiência de informação (do porque é que se vende o que se vende) é demonstrada com uma eloquência irónica no já falado relatório de exportações e importações publicado pelo INE.

(saber mais em "Vende-se Portugal")