Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

02/10/2006

M.Port.5) Investimento sem retorno é despesa

(Marca Portugal nº5 de 32)

A eficácia de um investimento mede-se pela quantidade de resultados que este traz. É até uma conta bastante simples de se fazer: Divide-se o quanto se ganhou por o tanto que se gastou e sai daí um rácio da eficácia do investimento que se fez. É bem simples e directo, mas um dos problemas desta lógica aritmética, dá-se quando, como no caso do Comércio Externo de Portugal, não há nada de jeito para pôr no numerador (que para os leigos, é parte de cima da divisão) e, como tal, o investimento realizado (o que se põe na parte debaixo da equação) não só não chegou a ser eficaz, quanto nem sequer chegou a ser digno do nome investimento.
No caso do Comércio Externo Português, o dinheiro gasto na promoção de Portugal e das suas marcas não qualifica como investimento, porque os resultados globais atingidos são genuinamente maus. Se o déficit da balança de transacções portuguesa aumenta todos os anos ao ritmo de uns 10% de cada vez, infelizmente, isso só pode significar que o dinheiro gasto na promoção das exportações foi tristemente desbaratado.

(saber mais em "Vende-se Portugal")