M.Port.3) Porque se degrada a Marca Portugal
(Marca Portugal - Nº3 de 32)
A Marca Portugal é, hoje em dia, um factor de desvantagem competitiva do País. De verdade, se se demonstra que os produtos do País se vendem mais caros por mudarem de etiqueta para omitir, ou disfarçar, a sua nacionalidade. Então, a Marca Portugal não só não é o factor de impulsão do comércio externo que deveria ser, como é o perigoso contrário, é um lastro, uma desvantagem.
Ora, ter uma marca que é um empecilho, costuma ser um sinal bastante claro da inoperância do Departamento de Marketing. A não ser que combater o galopante défice da balança comercial não seja a tarefa que se espera de quem gere a Marca Portugal. Apesar de quem estiver de fora, julgar evidente que o único objectivo de aprimorar uma marca é com isso melhorar as suas vendas. Para desgosto de La Palisse, nem sempre quem gere as marcas procura mais vendas, deixando os demais a se interrogar: Se não é para as empresas ganharem mais dinheiro, então para que se dão ao trabalho?
(saber mais em "Vende-se Portugal")
A Marca Portugal é, hoje em dia, um factor de desvantagem competitiva do País. De verdade, se se demonstra que os produtos do País se vendem mais caros por mudarem de etiqueta para omitir, ou disfarçar, a sua nacionalidade. Então, a Marca Portugal não só não é o factor de impulsão do comércio externo que deveria ser, como é o perigoso contrário, é um lastro, uma desvantagem.
Ora, ter uma marca que é um empecilho, costuma ser um sinal bastante claro da inoperância do Departamento de Marketing. A não ser que combater o galopante défice da balança comercial não seja a tarefa que se espera de quem gere a Marca Portugal. Apesar de quem estiver de fora, julgar evidente que o único objectivo de aprimorar uma marca é com isso melhorar as suas vendas. Para desgosto de La Palisse, nem sempre quem gere as marcas procura mais vendas, deixando os demais a se interrogar: Se não é para as empresas ganharem mais dinheiro, então para que se dão ao trabalho?
(saber mais em "Vende-se Portugal")
1 Comments:
At 9:08 da manhã, Anónimo said…
Sobre os tais reposicionamentos, especificamente os da Marca Portugal, eles são uma constante. Cada vez que há dança de responsáveis ou gestores, aí vêm novas ideias, novas "estratégias". Ora isto é como se não houvesse trabalho nenhum feito. Se alguma coisa é bem feita, entre tantas outras, ela desaparece, e lá começa tudo outra vez.Mesmo que exista algo válido, não há posicionamento que resista a tanta incoerência. Acho que quando alguma coisa está bem feita, ainda que haja troca de gestor, tem de haver a coragem de deixa-la assim mesmo, bem feita. O grande problema é neste aspecto parecemos estar sempre no ponto 0 !
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