Demonstra-se que beber refrigerantes faz mal às ideias.
Estava eu convencido que a desorientação hiperactiva nas bebidas era um problema português e momentâneo, quando dou de conta com esta espantosa informação:
- A Coca-Cola vai lançar uma nova extensão de linha, a Coca-Cola Zero. Uma Coca-Cola, que em vez de ter meia caloria (meia!) como tem a Light, tem zero calorias. A Zero não vem substituir a Light (que tem meia caloria e se mantém no mercado), a Zero vem de encontro aos clientes para quem meia caloria é demais (quantos serão esses tipos, isso mesmo, zero).
É a mais pura verdade, os senhores da Coca-cola pretendem manter em simultâneo a Light e a Zero no mercado. Uma vez que a Normal tem 60 calorias (ou algo do género) era aceitável uma alternativa com 0,5 calorias, a Light, tanto era que a coisa pegou e a Light vende benzinho, obrigado. Agora que raio de alternativa faz a Zero à Light? Para quê ter os dois produtos virtualmente iguais no mesmo mercado?
Para agravante, há que contar com o antecedente da passagem fulminante (a caminho do cemitério das extensões de marca) da Coca-Cola Demi ou Semi ou lá o que era (30 calorias). Um aborto, cuja vantagem era ter metade das calorias da Coca-Cola normal e se destinava (julgavam os senhores de Atlanta) às pessoas que alternam entre a Light e Normal. Claro que nunca perguntaram a essas pessoas porque é que variavam entre a Light e a Normal, pois que se tivessem perguntado descobririam que nenhuma o fazia por querer um produto com menos calorias, mas ainda assim algumas calorias (que é para não ter nem o açúcar, nem a dieta).
Actualização: Parece agora que a Zero não é uma extensão de linha, mas sim uma substituição bem feita da Light. A Coca-cola afinal enganou-me e demonstrou-se muito mais esperta do que lhe tinha sido dado o crédito.
Parece agora que a ilusão de extensão de linha foi apenas criada para que a Zero não sofresse dos defeitos da Light (ser excessivamente feminina). Aliás, a Light já tinha sido uma tentativa de fugir desse esteriótipo quando veio substituir a Diet, Porque a passagem de Diet a Light não funcionou completamente, a Coca-cola montou agora uma encenação maior e lançou e Zero, que é a nova Light, só que ninguém sabe. Excelente!
- A Coca-Cola vai lançar uma nova extensão de linha, a Coca-Cola Zero. Uma Coca-Cola, que em vez de ter meia caloria (meia!) como tem a Light, tem zero calorias. A Zero não vem substituir a Light (que tem meia caloria e se mantém no mercado), a Zero vem de encontro aos clientes para quem meia caloria é demais (quantos serão esses tipos, isso mesmo, zero).
É a mais pura verdade, os senhores da Coca-cola pretendem manter em simultâneo a Light e a Zero no mercado. Uma vez que a Normal tem 60 calorias (ou algo do género) era aceitável uma alternativa com 0,5 calorias, a Light, tanto era que a coisa pegou e a Light vende benzinho, obrigado. Agora que raio de alternativa faz a Zero à Light? Para quê ter os dois produtos virtualmente iguais no mesmo mercado?
Para agravante, há que contar com o antecedente da passagem fulminante (a caminho do cemitério das extensões de marca) da Coca-Cola Demi ou Semi ou lá o que era (30 calorias). Um aborto, cuja vantagem era ter metade das calorias da Coca-Cola normal e se destinava (julgavam os senhores de Atlanta) às pessoas que alternam entre a Light e Normal. Claro que nunca perguntaram a essas pessoas porque é que variavam entre a Light e a Normal, pois que se tivessem perguntado descobririam que nenhuma o fazia por querer um produto com menos calorias, mas ainda assim algumas calorias (que é para não ter nem o açúcar, nem a dieta).
Actualização: Parece agora que a Zero não é uma extensão de linha, mas sim uma substituição bem feita da Light. A Coca-cola afinal enganou-me e demonstrou-se muito mais esperta do que lhe tinha sido dado o crédito.
Parece agora que a ilusão de extensão de linha foi apenas criada para que a Zero não sofresse dos defeitos da Light (ser excessivamente feminina). Aliás, a Light já tinha sido uma tentativa de fugir desse esteriótipo quando veio substituir a Diet, Porque a passagem de Diet a Light não funcionou completamente, a Coca-cola montou agora uma encenação maior e lançou e Zero, que é a nova Light, só que ninguém sabe. Excelente!
9 Comments:
At 2:36 da tarde, Anónimo said…
Que estupidez, falha a deles... estou a ver aí um nicho de mercado para a Pepsi fazer uma guerrilha, 0,25 cal. Como foram eles capazes... hehehe
At 7:05 da tarde, hidden persuader said…
Ele há segmentações e sub-segmentações completamente desprovidas de bom senso (o tal que muitas vezes não é detectado nos focus groups e em outros testes mais). Esperemos que a Zero não se torne num futuro "clássico" New Coke flop da vida.
At 4:10 da tarde, Anónimo said…
Viva, e as extensões sazonais onde é que encaixam? A coca-cola e pepsi-limão? Estará a rainha das marcas equivocada? ou começará também a sofrer do mesmo síndrome das águas com gás? ;)
Cheers
At 2:57 da tarde, Anónimo said…
Se queres uma com +/- 30 cal. a receita é simples: meio copo da normal e outro meio de light ou zero. Como preferires.
At 7:48 da tarde, Anónimo said…
Nossa...
mas..queria saber uma coisa..
alguém sabe se a coca-cola (tanto a light quanto a normal) faz mal à saúde??
Bem, gostei do texto, mas não gostei dessa idéia, é muito arriscada e simplismente equivocada..
É isso.
At 5:17 da tarde, Anónimo said…
tu es uma treta pa! nao vales nd so sabes falar em coca cola es uma merda pa! eu kero e saber o k fs mal nos refregerantes buuro estupido! yuo are a big beach!
At 1:19 da tarde, Anónimo said…
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At 10:08 da manhã, Consumering said…
Correcção - Muito tempo depois tenho de admitir que o pessoal da Coca-cola foi mais esperto do que eu, enganaram-me e bem.
Não sei quantos mais engaram, mas foi muito bem feito: A Coca-Cola Zero não é uma extensão de linha é uma substituição da Coca-Cola Light.
Só que tiveram de recorrer a toda esta dissimulação para evitar que o povo percebesse isso e conotasse a Zero com os defeitos da Light, estes já de si herdados da Diet.
A Diet era uma coisa acharopada que só as gajas das dietas bebiam. Para resolver isso a Coca-Cola mudou para a Light, mas mesmo assim o povo desconfiava, achava que era o mesmo produto com um nome diferente. Vai daí resolveram um golpe de mestre manipular toda a gente com a Zero. Muito bom e admito o erro.
At 7:25 da tarde, Anónimo said…
que burrice de post. A Coca-Cola Zero contém zero açucares e não zero calorias. Destina-se a pessoas que sofrem de doenças como a diabetes, por exemplo. Veio substituir a diet cola. Aprendam a distinguir produtos diet de produtos light e depois reclamem com razão.
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