Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

23/06/2006

Demonstra-se que beber refrigerantes faz mal às ideias.

Estava eu convencido que a desorientação hiperactiva nas bebidas era um problema português e momentâneo, quando dou de conta com esta espantosa informação:

- A Coca-Cola vai lançar uma nova extensão de linha, a Coca-Cola Zero. Uma Coca-Cola, que em vez de ter meia caloria (meia!) como tem a Light, tem zero calorias. A Zero não vem substituir a Light (que tem meia caloria e se mantém no mercado), a Zero vem de encontro aos clientes para quem meia caloria é demais (quantos serão esses tipos, isso mesmo, zero).

É a mais pura verdade, os senhores da Coca-cola pretendem manter em simultâneo a Light e a Zero no mercado. Uma vez que a Normal tem 60 calorias (ou algo do género) era aceitável uma alternativa com 0,5 calorias, a Light, tanto era que a coisa pegou e a Light vende benzinho, obrigado. Agora que raio de alternativa faz a Zero à Light? Para quê ter os dois produtos virtualmente iguais no mesmo mercado?

Para agravante, há que contar com o antecedente da passagem fulminante (a caminho do cemitério das extensões de marca) da Coca-Cola Demi ou Semi ou lá o que era (30 calorias). Um aborto, cuja vantagem era ter metade das calorias da Coca-Cola normal e se destinava (julgavam os senhores de Atlanta) às pessoas que alternam entre a Light e Normal. Claro que nunca perguntaram a essas pessoas porque é que variavam entre a Light e a Normal, pois que se tivessem perguntado descobririam que nenhuma o fazia por querer um produto com menos calorias, mas ainda assim algumas calorias (que é para não ter nem o açúcar, nem a dieta).


Actualização: Parece agora que a Zero não é uma extensão de linha, mas sim uma substituição bem feita da Light. A Coca-cola afinal enganou-me e demonstrou-se muito mais esperta do que lhe tinha sido dado o crédito.
Parece agora que a ilusão de extensão de linha foi apenas criada para que a Zero não sofresse dos defeitos da Light (ser excessivamente feminina). Aliás, a Light já tinha sido uma tentativa de fugir desse esteriótipo quando veio substituir a Diet, Porque a passagem de Diet a Light não funcionou completamente, a Coca-cola montou agora uma encenação maior e lançou e Zero, que é a nova Light, só que ninguém sabe. Excelente!

9 Comments:

  • At 2:36 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Que estupidez, falha a deles... estou a ver aí um nicho de mercado para a Pepsi fazer uma guerrilha, 0,25 cal. Como foram eles capazes... hehehe

     
  • At 7:05 da tarde, Blogger hidden persuader said…

    Ele há segmentações e sub-segmentações completamente desprovidas de bom senso (o tal que muitas vezes não é detectado nos focus groups e em outros testes mais). Esperemos que a Zero não se torne num futuro "clássico" New Coke flop da vida.

     
  • At 4:10 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Viva, e as extensões sazonais onde é que encaixam? A coca-cola e pepsi-limão? Estará a rainha das marcas equivocada? ou começará também a sofrer do mesmo síndrome das águas com gás? ;)

    Cheers

     
  • At 2:57 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Se queres uma com +/- 30 cal. a receita é simples: meio copo da normal e outro meio de light ou zero. Como preferires.

     
  • At 7:48 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Nossa...

    mas..queria saber uma coisa..


    alguém sabe se a coca-cola (tanto a light quanto a normal) faz mal à saúde??

    Bem, gostei do texto, mas não gostei dessa idéia, é muito arriscada e simplismente equivocada..

    É isso.

     
  • At 5:17 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    tu es uma treta pa! nao vales nd so sabes falar em coca cola es uma merda pa! eu kero e saber o k fs mal nos refregerantes buuro estupido! yuo are a big beach!

     
  • At 1:19 da tarde, Anonymous Anónimo said…

  • At 10:08 da manhã, Blogger Consumering said…

    Correcção - Muito tempo depois tenho de admitir que o pessoal da Coca-cola foi mais esperto do que eu, enganaram-me e bem.
    Não sei quantos mais engaram, mas foi muito bem feito: A Coca-Cola Zero não é uma extensão de linha é uma substituição da Coca-Cola Light.
    Só que tiveram de recorrer a toda esta dissimulação para evitar que o povo percebesse isso e conotasse a Zero com os defeitos da Light, estes já de si herdados da Diet.
    A Diet era uma coisa acharopada que só as gajas das dietas bebiam. Para resolver isso a Coca-Cola mudou para a Light, mas mesmo assim o povo desconfiava, achava que era o mesmo produto com um nome diferente. Vai daí resolveram um golpe de mestre manipular toda a gente com a Zero. Muito bom e admito o erro.

     
  • At 7:25 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    que burrice de post. A Coca-Cola Zero contém zero açucares e não zero calorias. Destina-se a pessoas que sofrem de doenças como a diabetes, por exemplo. Veio substituir a diet cola. Aprendam a distinguir produtos diet de produtos light e depois reclamem com razão.

     

Enviar um comentário

<< Home