Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

11/09/2006

Continua – 4º capítulo da Marca Portugal

Hoje, dia 11 no Diário Económico, não perder o 4 – Portugal para ser, tem de querer em versão curta. Basta seguir o link.

11 Comments:

  • At 10:21 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    João,
    Concordo consigo em parte. Acho as empresas também têm uma grande responsabilidade e um papel importante no fortalecimento das marcas-país. O problema é que para se ser um País de Marcas é necessário ser um País de Marca, e essa é um grande barreira para qualquer empresa portuguesa com ambições internacionais. É aí que deve actuar a Marca Portugal, fazer com que essa barreira desapareça ou seja atenuada, de uma forma realista focando naquilo que realmente podemos ser melhores que os outros e não ter a pretensão de querer competir naquilo que os nossos concorrentes "virtuais" ou "platónicos" são imbativeis.

     
  • At 12:01 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Sim, mas nisso eu concordo. Cabe também às empresas ajudar a construir a marca do país. Até porque acho que boas marcas podem produzir um efeito de halo sobre outras oriundas do mesmo país. veja-se o caso da India. é comum ver-mos escrito que India é um país de conhecimento, tecnológico, com mão de obra barata e ultra especializada, derepente ficou moda todas as grandes companhias terem serviços em outsourcing a partir de lá.Isso acontece apenas num necleo tecnológico da cidade de Bangalore. Sendo a India o país da dimensão que tem, veja o efeito Bangalore sobre a marca India.

     
  • At 12:15 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    (cont) O que acho muito dificil é um produto portugues tentar competir em categorias já tomadas por outros paises, cada qual com os seus atributos. Podemos fazer o exercicio de imaginar o que aconteceria se em Portugal se cria-se uma marca de automóveis. Até vou mais longe essa marca até conseguia ter mais qualidade que algumas em certos pontos e até era capaz de superar outras marcas de peso em testes. O facto de ser um automovel portugues era sinónimo de condenação ao insucesso.

     
  • At 6:55 da tarde, Blogger Consumering said…

    Hiper interessante debate, vou mandar só mais achas:
    1 - Há uma diferença entre ser e parecer português.
    A Aerosoles e a Logoplaste e outras tantas não parecem portuguesas, não se apresentam como portuguesas (vide "fly london") e às vezes nem são mesmo portuguesas (vidé origens da "aerosoles").
    Acontece que para um estrangeiro não interessa puto o que é português, só interessa o que parecer ser. E nisso, infelizmente não existe nenhuma marca de sucesso para além do vinho rosé (vide programa portugal marca do ICEP).
    2 - A Marca Portugal está acima das marcas portuguesas.
    Não é insensível, mas está claramente acima e tem mais capacidade para influenciar as marcas portuguesas do que ser influenciada por elas. Assim sendo, a marca portugal deve ou não ser gerida autonomamente?
    3 - O joão tem razão, o ICEP não tem capacidade.
    Basta ver o que faz e tem feito o ICEP para constatar ao absurdo o que é não ter capacidade. No entanto, o ICEP e amigos gastam cerca de 100milhoes de euros ano em coisas relacionadas com a promoção de portugal e isto não inclui incentivos nem financiamento. São 100 milhoes para campanhas! ora, este valor é mais do suficiente para uma marca, poucas têm tanto dinheiro, basta saber gastar. E o problema do icep tem sido verdadeiramente incapacidade de o fazer em condições.

    Em conclusão: Bem vindo João.
    Eu acho que é possivel e desejável trabalhar a Marca Portugal, um pouco até à revelia dos empreendedores portugueses, que se o trabalho for bem feito o resultado seria fenomenal. Não podemos é contar com o icep para esse efeito, porque a incompetência (deles) não é prova de impossibilidade (da sua missão).

     
  • At 1:05 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Quero só acrescentar uma coisa. Embora o João tenha dado um exemplo de cada, a Logoplaste e Aerosoles, há algumas diferenças em vender B2B, como é o caso da Logoplaste, ou ao consumidor final. Ao contrário do B2B, quando é o consumidor final o decisor da compra, a questão da marca e do país torna-se mais decisiva. Existem outras variáveis envolvidas no B2B como oportunidades de apresentação, garantias contratuais, negociações pontuais, etc que não são tão frequentes quando nos estamos a dirigir aos consumidores finais onde a decisão de compra está no pensamento colectivo e não concentrada em poucas pessoas ou departamentos que podem garantir grandes volumes de negócio.Há menos margem de erro quando nos dirigimos ao consumidor final.

     
  • At 12:40 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    No Público de hoje sobre o novo semanário Sol : " Este modelo será inteiramente novo : não é um jornal de referência, não é um tabloide nem é uma revista, é tudo isso. ". Se é corajoso lançar um jornal com estas características neste momento, penso que a coragem se esgotou aí e está a fazer falta para assumir aquilo que são. O que vale é que não está sozinho... a maioria alinha pela mesma bitola.

     
  • At 2:20 da tarde, Blogger Consumering said…

    Infelizmente apenas uma mini-micro-minoria de pessoas sabe que:

    Ser tudo = Não ser nada

    Uma informação tão escassamente divulgada que possui-la não distingue um auto-candidato ao nobel de um director e jornal.
    Sobre os jornais: Fazer melhor é fácil, conseguir fazê-lo é que é dificil.
    Eu explico: Fazer melhor que o expresso (ou a RFM) é relativamente fácil, o mais difícil é conseguir levar avante esse feito contra todas as resistências e tabus e ideias feitas.

     
  • At 10:28 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    ...compreendo perfeitamente o que estás a dizer!

     
  • At 12:46 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ou seja, não tem um claro motivo de compra. Devo comprar o Sol porque é : audaz, fresco, corajoso, jovem, critico, de referência bla, bla ou porque é uma revista, um tabloide, um semanário, etc?! O seu possível, mas pouco provável sucesso será concerteza uma excepção às várias regras que este ataque vai contra!

     
  • At 1:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Claro que esta movimentação e estratégia foi "arquitectada" não por especialistas e conhecedores do mercado, mas pelos homens que vão fazer o produto em si, embora sejam os primeiros que agora tenham de lidar com isso profissionalmente.Vamos ver os desenvolvimentos, para já o que os exemplos nos dizem é que um ataque frontal feito a um lider destacado e obviamente mais poderoso(em situações normais assim deveria ser)tem poucas probabilidades de sucesso.

     
  • At 1:26 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    pois pois....

     

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