Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

29/12/2006

M.Port.9) “O que Portugal faz bem”

(Marca Portugal - Capítulo 9de32)

Portugal tem um caso grave de desequilíbrio nas contas e não se trata da proverbial incapacidade dos portugueses para aprenderem matemática. O desequilíbrio contabilístico português existe porque, tal como o estado gasta mais 15% do que recolhe, também toda a economia portuguesa compra bem perto do dobro do quanto vende, criando com isso um bem dramático déficit da balança comercial.
Este buraco sem fundo, que é a balança de transacções com o exterior, alimenta-se de uma significativa incapacidade em produzir o que necessitamos (recursos energéticos ou agrícolas só para dar exemplos), mas é muito agravado por uma ainda maior incapacidade de vender, para fora, aquilo que por cá se faz.
Pois bem, a economia de Portugal está num estado (estrutural) lastimável, porque não vende o suficiente, ou por outra, porque as coisas que Portugal faz não têm suficiente aceitação nos mercados externos. E se alguma coisa não se vende, o bom senso e a prudência dizem que, se calhar, a causa dessa dificuldade está na qualidade com que se faz, aquilo que se quer vender. Em resumo, o problema económico de Portugal existe porque aquilo que em Portugal se faz, bem é que não se faz.
Afinal, o que é que Portugal faz bem? Provavelmente nada. Ou pelo menos é o que parece ser de concluir, sempre que se escuta uns tantos dos fazedores de opinião cá do burgo. Ainda que todos esses comentadores concordem com a necessidade de apostar, de corrigir, de desenvolver e de tantas outras generalidades diversas. Já ir ao ponto de concretizar em que é que se deve apostar e qual a vantagem competitiva, é que se verifica bem mais difícil. Como tal, se nada está bem feito, depreende-se que Portugal é bom é a não fazer nada e que por isso se devia é reformar. É uma boa ideia.

(saber mais em "Vende-se Portugal")

1 Comments:

  • At 5:18 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    A ideia dos reformados é mto interessante.
    Mas... Portugal não tem grande História ?!?!

     

Enviar um comentário

<< Home