Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

06/07/2008

“Redutor”

Há fenómenos cuja origem e explicação difícil de encontrar. Como por exemplo aqueles em que uma coisa que sendo boa e desejável, por artes pouco claras se instala na psique conjunta como sendo um defeito ou mesmo algo a evitar.

Tal é o caso do “redutor” uma palavra que aplicada ao contexto das marcas e da sua comunicação deveria ser um elogio e até um objectivo a atingir, mas que se vê frequentemente a ser usada como um problema, uma falha. Tanto assim é que se numa empresa a propósito da sua comunicação o adjectivo “redutor” for usado como defeito estaremos perante um soundbite que mais cedo ou mais tarde irá arrefinfar-se nas vendas.

Isto porque a comunicação é como a artilharia das marcas. Serve para atingir e impressionar os potenciais clientes. Ora neste caso, ser redutor é completamente positivo pois significa simplesmente que tem altíssima probabilidade de acertar e fazer efeito.

Atribuir um sentido pejorativo ao ser “redutor” na comunicação é um disparate do calibre de dizer que uma mira de atirador “está mal, porque é assim muito redutora”. Uma mira redutora numa arma, tal como na comunicação, significa que utilizá-la facilitará a pontaria. Exactamente o oposto do sentido comum dado ao soudbite “redutor” quando é usado como dissuasor. Porque o que é facto, é que ser "redutor" só será um problema para quem pescar for um sinónimo de fechar os olhos e disparar para o ar.

No dia a dia das empresas, o dano verifica-se quando alguém que tem o poder para objectar, mas carece tanto do conhecimento para opinar quanto do bom senso para ficar calado. Se esse artista resolve dizer qualquer coisa como: “acho muito redutor, o nosso produto é muito mais do que isso”. Fica assim lançado um soundbite que mais cedo ou mais tarde vai prejudicar a empresa. Porque na verdade o que está a ser admitido com o adjectivo de redutor é que: “acho esta mensagem muito específica e demasiado relativa ao que os compradores podem querer e nesse aspecto, o nosso produto é uma bodega, tão má que até faz vergonha vender”. Algo que, se fosse dito com esta clareza, ajudaria muita gente a perceber porque é que isto da comunicação ser “redutora”, pode acabar por ter uma conotação negativa.