Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

17/01/2007

M.Port.11) “Quem vende sabe o que vende”

(Marca Portugal Capítulo 11de32)

As exportações portuguesas são patéticas. A maior fatia do bolo, 10%, é constituída por automóveis alemães construídos numa única fábrica em Palmela, que ai-jesus, se arrisca a fechar todos os anos. Os restos, sobram de pequenos negócios, com irrelevante expressão e a maioria do know-how e da decisão dependente de multinacionais que se podem facilmente deslocalizar.
Num mundo de corporações é uma fatalidade que boa parte das exportações esteja entregue a empresas sem dono, nem pátria, que estão onde lhes convém e não pedem licença para sair. Mas o verdadeiro mal não está em ter localizadas em Portugal, ainda que temporariamente, fábricas de nome estrangeiro, que exportam o que produzem, apenas enquanto o produzem. O problema, está em depender dessas fábricas para exportar. Mau mesmo, é ter as exportações dependentes de uma localização fabril temporária e circunstancial. Esta dependência, é, para os especialistas, liminarmente descrita como sendo causada pela falta de marcas nacionais e é muitas vezes ilustrada, justificando a quanta falta fazia, a Portugal, ter uma Nokia.
Só que a Nokia é finlandesa, tal como são finlandeses os mil lagos e os pilotos calculistas. Deve ter algo a ver com o frio, ou então, como explica a própria Nokia, é porque: Na Finlândia as pessoas vivem afastadas, com lagos gelados pelo meio. Portanto muitos finlandeses não tinham telefone fixo e ficavam isolados nos longos Invernos polares. Até que inventaram os telemóveis e, sem grande custo, apenas por colocar umas antenas, se ligou todo um pais e nele todas as pessoas, dando origem a uma loucura finlandesa por telemóveis, que redundou numa das dez maiores marcas mundiais, a Nokia.

(saber mais em "Vende-se Portugal")