Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

19/02/2007

M.Port.14) “Para ser, mais vale aparecer”

(Marca Portugal – Capítulo 14de32)

Portugal é um pais desimportante. Não passa um dia sem que Portugal seja completamente ignorado pelas agências de notícias mundiais. Entre eleições de candidatos sérios, manifestações de maduros pacíficos, medidas governamentais testadas noutro lado, ou inovações tecnológicas com atraso. Pouco do que em Portugal se faz parece ser suficientemente atractivo para merecer uma cobertura decente por parte dos jornalistas mundiais.
Como tal, Portugal é um pais fácil de ignorar e portanto condenado ao desastre. A dois tipos de desastre. Por um lado, o desastre de Relações Públicas que é organizar uma cimeira para decidir a maior e mais polémica guerra do milénio e aparecer, confundido com o vizinho do lado a servir uns míseros cafés. Por outro, o desastre catastrófico, como o são os incêndios de verão, que dão ao País muita cobertura internacional, mas por motivos que a ninguém aproveitam.
Ao contrário da Mae West, a publicidade não é toda boa, a Mae West era, mas também ficou famosa por ter dito que: “falem de mim, não interessa se bem, interessa que falem”. O que não se aplica à publicidade, aqui, há a boa, a má e a óptima. A boa é toda a publicidade que diz aquilo que deve ser dito (O Motivo de Compra). Por oposição, a má publicidade é aquela que diz o contrário da boa. Depois, ainda vem a óptima, que é como a boa, só que é grátis.

(saber mais em "Vende-se Portugal")