Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

13/09/2008

Parabéns, está obsoleto.

Quem não puder reformar-se dentro de 10 anos, tem de aprender a anunciar na Internet.


Está toda a gente de acordo, a Internet vai tomar a indústria da publicidade de assalto e nada do que virá a ser, será muito igual ao que antes era. A notoriedade, as agências funcionais, as audiências, os inquéritos de opinião, a imagem de marca, entre outros métodos do passado, são candidatos a vítimas da nova publicidade baseada na Internet. Para os meios on-line, nada é sagrado e todas as regras da televisão serão postas em causa, revolucionadas, reinventadas, à medida que a indústria da comunicação for transformada pelo ataque à liderança da publicidade baseada na Internet.
Na Internet, a publicidade beneficia de condições únicas e até impensáveis nos meios tradicionais. A produção e a distribuição da publicidade on-line são muito baratas. A medição dos seus resultados é possível e muito rigorosa. A diversidade de abordagens revela-se mais produtiva do que a consistência das mensagens. Só por si, cada uma destas possibilidades da publicidade na Internet é suficiente para pôr em causa os velhos hábitos e as antigas receitas de promoção do século passado. Mas como todas estas novidades ocorrem juntas, o mínimo que se pode esperar é uma verdadeira revolução.
Juntamente com a publicidade, haverá uma multidão de gente a ter a sua vidinha baralhada pelas mudanças que decorrem da migração de fatias do orçamento de publicidade para o meio Internet. Nos próximos anos, toda a indústria do entretenimento, incluindo o desporto, poderá ser obrigada a repensar o seu confortável financiamento por exibição de publicidade nos intervalos. Ao mesmo tempo, os artistas, os autores, os jornalistas e os demais criadores, vão ter de se deparar com o impacto da quase infinita concorrência causada por milhões de blogs, vídeos, músicas e outras criações de proporções globais, imediatamente acessíveis.
Dentro de pouco tempo, a Internet será o meio de distribuição ou suporte mais importante para a publicidade. Aparentemente, como resultado desta inevitável ascensão do meio on-line, terminará o reinado de aproximadamente meio século da televisão. Com a despromoção da televisão, torna-se caduca a forma actual de anunciar. Assim, quando a televisão deixar de ser o meio de divulgação dominante, as regras do jogo da comunicação comercial serão já outras e quem não as souber jogar, arrisca-se a ficar de fora. Extinto pela internet.
Colocando o fenómeno em perspectiva, podemos contar com o tempo e dar-lhe dez anos até ver todo o impacto. É seguro assumir que faltarão não mais de dez anos para se completar uma reviravolta valente na actual forma de anunciar. Então, todos aqueles que para lá deste prazo de tempo esperam manter um emprego no sector, podem, devem, precisam, de estar preparados para o que aí vier. Todos os publicitários, marketeiros, criativos, accounts, produtores e outros demais profissionais do sector da publicidade que não estiverem em condições de se reformarem no prazo de dez anos, deverão estar agora mesmo a pensar como é que se vão manter úteis quando todas as regras que conhecem tiverem mudado.



Artigo da (r)evolução para o Meios&Publicidade