Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

26/08/2008

“São vários”

Uma pergunta: o que terá acontecido àquele misto de conselho e interjeição que os mais velhos costumavam dar a quem lhes impedia a vida? “Ó filho, decide-te”! Não terão sido poucas as vezes em que as crianças, que tem toda a vida pela frente e pouco sentido de urgência, terão ouvido semelhante reclamação de alguém mais velho e justamente mais sábio.

A sabedoria é para aqui chamada porque a ignorância resulta em indecisão e esta é paralisante, atrofiadora e mesmo irritante para quem quer andar com a sua vida para a frente. Só que as crianças de ontem são os adultos de hoje e muitos pareceram não ter melhorado com a idade, e persistirem em versões disfarçadas dos seus defeitos de sempre. No caso, o sound-bite “são vários” que discreta e subtilmente condena as empresas à inoperância.

São vários os problemas que a dispersão impõe aos negócios: desatenção, mediocridade, ineficácia, ineficiência, desperdício, etc. Mas todos são um, o desfoque. Ou seja a incapacidade para se concentrar a fazer uma coisa bem feita para se espalhar por uma quantidade de asneiras mal feitas.

Foi em vários mercados que a Mercedes matou a Smart e se ia matando na Chrysler. Tal como foi por ter vários benefícios que a Nokia deixou de ser a marca mais valiosa do mundo. Também é por ter vários objectivos que o estado não governa. E são vários os casos equivalentes.

A mente humana é limitada e preguiçosa. Por um lado é limitada porque não tem capacidade para processar ideias confusas. Por outro preguiçosa porque prefere arrumar tudo num simples número. No 1. O número que interessa conhecer, a razão que é preciso ter, o motivo para comprar. São vários não é uma equipa, complementar complementar entre si. Senão seria uma equipa, uma só. Várias equipas não ganham campeonatos, descem de divisão. Tal como os lucros das empresas que apostam em vários benefícios para os seus produtos.