Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

05/09/2003

9 - Quem vê caras vê corações

Por volta de 1996, Christopher Rocancourt, um vigarista francês, infiltrou-se na alta roda de Hollywood para montar o melhor logro dos últimos anos. Sem ter um tostão adquiriu Ferraris, suites do Beverly Whilshire Hotel e acompanhantes de primeira água. Já bem instalado, convenceu muita gente que era um génio da finança, ou o filho de Sofia Loren e até um herdeiro Rockefeller, conseguindo com isso obter mais dinheiro para se sustentar. Quem nele acreditou foram alguns ricos e famosos como Mickey Rourke e Van Damme, que, em troca de apenas ilusões, e companhia, lhe deram muitos dólares para a mão. Por mais inacreditável que seja esta história, ela aconteceu mesmo, na terra da liberdade, onde cada um pode ser o quiser ser. Lá, Christopher Chris ganhou e gastou fortunas, recorrendo apenas a uma ilusão de personalidade.

Como funciona uma ilusão de personalidade? Funciona assim: Os sinais exteriores indicam que um indivíduo é de determinada estirpe, de tal forma que dele se espera o comportamento correspondente e alguns acabam mesmo por confiar, convencidos que sabem como ele vai reagir. Desculpe?! Tentando simplificar: Rocancourt fez-se passar por rico, frequentava sítios que só os muito ricos podem frequentar e exibia coisas que custam mesmo muito dinheiro. Assim, quem o conheceu ficava a acreditar que se tratava de um indivíduo tão rico que nunca iria precisar de dinheiro. Então, de bom grado, e com uma desculpa qualquer, os iludidos depositavam-lhe nas mãos somas avultadas, seguros que as reaveriam sem problemas. Neste caso tratou-se de uma burla, mas a ilusão de personalidade não é diferente do julgamento que abre a porta à Telepizza e bloqueia as Testemunhas de Jeová.

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