Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

23/04/2008

O (mau) produto próprio

A consumering esteve a contratar há bem pouco tempo. Em resposta a uns anúncios recebeu mais de uma centena de candidaturas. Ao longo do processo ocorreram uma quantidade de factos que revelam alguma coisa do estado do marketing:

- Bem mais de metade das pessoas apresentam-se como gado, indiferenciado. Mandam emails impessoais, com CVs em formato europass onde expõem as suas qualificações genéricas. Das quase 30 jovens raparigas chamadas algo como Ana Cristina, com licenciaturas em comunicação social e um emprego de experiência numa função desconhecida, não é possível escolher nem uma. Mandar um CV por email é a coisa mais fácil do mundo e qualquer empresa recebe às centenas. Porque é que vão escolher o teu ana-cristina23?
- Não é esperada uma resposta dos empregadores. Em principio são pessoas que vão trabalhar para um lugar, ocupar aí boa parte dos seus dias. Acham normal ir trabalhar para uma empresa que nem se digna a responder? A verdade é que as respostas enviadas a todos os candidatos foram recebidas como aves raras, papagaios na gronelandia.
- 80% dos candidatos nem sabe o que dizer. Imagine-se que manda um email a candidatar-se a um emprego. Recebe uma resposta explicando as condições desse mesmo emprego e não diz nada? Faz silêncio total? O que há de tão dificil em dizer: “infelizmente esta oportunidade não condiz com o que estou à procura”? Pois a verdade é que generalidade dos candidatos, voluntários, não foi capaz de emitir qualquer resposta ao desafio, demonstrando uma total incapacidade em assumir as consequências pelos seus actos.

A função era para auxiliar na gestão de marcas. Ora, quem não sabe que, trabalhar dá trabalho. Se deve ser responder aos clientes. E que de produtos indiferenciados está o inferno cheio. Tem um problema com a sua percepção do que é a gestão de uma marca.

Este momento à lá Seth Godin serve para lembrar que o marketing é ajudar a vender, e que vendas é aquilo que todos fazemos quando nos pagam para isso, se não vendemos, não nos pagam.

1 Comments:

  • At 2:35 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Um post de revolta este,não?

    E essa vaga ainda se encontra em aberto? ;)

    De facto, uma grande fatia, da massa trabalhadora, ainda "sofre do estigma" de arranjar um emprego (deve ler-se também, entrar para os quadros da empresa), o que a meu ver limita as ambições e objectivos.

    Falando como recém-licenciado, que entrou no mundo do trabalho à alguns meses. Devo confessar que quando, fiz a travessia no deserto da procura de emprego, em 10 e-mails, enviados, recebia uma resposta. Sempre com o palavreado coloquial que básicamente é "não fiques com uma má ideia da nossa empresa, mas não te queremos para nada". No entanto, sinceramente sempre preferi obter esse tipo de resposta a não obter nenhuma.

     

Enviar um comentário

<< Home