Plástico não afecta a ínsula
Um curioso estudo de comportamento humano demonstrou que os consumidores estão disponíveis a pagar mais quando pagam com um cartão, em comparação com o pagamento em dinheiro.
Tentando quantificar a diferença, estima-se que os consumidores que pagam com cartão estão disponíveis para pagar, pelo mesmo bem, cerca do dobro do quanto aceitam pagar os consumidores que usam dinheiro.
A explicação está na ínsula, um espaço recôndito do cérebro que cuida de sensações básicas, como a dor. Nos electrocelafogramas verifica-se que o pagamento em dinheiro é registado pelo cérebro com uma experiência dolorosa, o que já não se passa com os pagamentos pelo cartão, que são pouco dolorosos.
Talvez haja uma explicação cultural (o dinheiro de plástico é novo na nossa sociedade) mas o facto é que custa menos a gastar quando o pagamento é mais virtual. Um dado que vem confirmar a certeza que os clientes com Débito em Conta e outras formas de Assinatura são mais leais (para além da inércia, porque lhes dói menos na ínsula) e serve de alerta a todos os negócios que não aceitam cartões com medo do impacto das comissões da SIBS.
O que vamos fazer hoje para não magoar a ínsula dos clientes?
Tentando quantificar a diferença, estima-se que os consumidores que pagam com cartão estão disponíveis para pagar, pelo mesmo bem, cerca do dobro do quanto aceitam pagar os consumidores que usam dinheiro.
A explicação está na ínsula, um espaço recôndito do cérebro que cuida de sensações básicas, como a dor. Nos electrocelafogramas verifica-se que o pagamento em dinheiro é registado pelo cérebro com uma experiência dolorosa, o que já não se passa com os pagamentos pelo cartão, que são pouco dolorosos.
Talvez haja uma explicação cultural (o dinheiro de plástico é novo na nossa sociedade) mas o facto é que custa menos a gastar quando o pagamento é mais virtual. Um dado que vem confirmar a certeza que os clientes com Débito em Conta e outras formas de Assinatura são mais leais (para além da inércia, porque lhes dói menos na ínsula) e serve de alerta a todos os negócios que não aceitam cartões com medo do impacto das comissões da SIBS.
O que vamos fazer hoje para não magoar a ínsula dos clientes?
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