Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

16/09/2008

Plástico não afecta a ínsula

Um curioso estudo de comportamento humano demonstrou que os consumidores estão disponíveis a pagar mais quando pagam com um cartão, em comparação com o pagamento em dinheiro.
Tentando quantificar a diferença, estima-se que os consumidores que pagam com cartão estão disponíveis para pagar, pelo mesmo bem, cerca do dobro do quanto aceitam pagar os consumidores que usam dinheiro.
A explicação está na ínsula, um espaço recôndito do cérebro que cuida de sensações básicas, como a dor. Nos electrocelafogramas verifica-se que o pagamento em dinheiro é registado pelo cérebro com uma experiência dolorosa, o que já não se passa com os pagamentos pelo cartão, que são pouco dolorosos.
Talvez haja uma explicação cultural (o dinheiro de plástico é novo na nossa sociedade) mas o facto é que custa menos a gastar quando o pagamento é mais virtual. Um dado que vem confirmar a certeza que os clientes com Débito em Conta e outras formas de Assinatura são mais leais (para além da inércia, porque lhes dói menos na ínsula) e serve de alerta a todos os negócios que não aceitam cartões com medo do impacto das comissões da SIBS.
O que vamos fazer hoje para não magoar a ínsula dos clientes?