Parecendo difícil, acaba por ser simples
Uma simples palavra pode ter um impacto importante na capacidade de um anúncio vender. No caso, a palavra "simples" revela-se simplesmente desadequada.
É simples, mas não devia ser. A inclusão da promessa "simples" na experiência retirou mais de metade da capacidade do anúncio em interessar os potenciais compradores. No caso, ao longo de uma semana, o anúncio das "29 regras" que prometia uma aplicação "simples" teve apenas 0,04% de conversão em clique, comparando mal com os 0,10% obtidos pela versão base.
Tentando explicar o fenómeno. Não é o caso de ser uma regra, mas uma especificidade do produto anunciado. Na criação da publicidade que vende, a simplicidade está claramente sobrevalorizada. Também aqui, a explicação se encontra na credibilidade aparente da proposta. Quem está interessado em vender mais, não acredita que esse resultado seja simples de obter. De facto, demonstra-se que, para os compradores de serviços, a complexidade é sinal de qualidade. Assim, faz-se a vontade ao freguês e complica-se o que na verdade até é simples. Estamos sempre a aprender se queremos vender.
É simples, mas não devia ser. A inclusão da promessa "simples" na experiência retirou mais de metade da capacidade do anúncio em interessar os potenciais compradores. No caso, ao longo de uma semana, o anúncio das "29 regras" que prometia uma aplicação "simples" teve apenas 0,04% de conversão em clique, comparando mal com os 0,10% obtidos pela versão base.
Tentando explicar o fenómeno. Não é o caso de ser uma regra, mas uma especificidade do produto anunciado. Na criação da publicidade que vende, a simplicidade está claramente sobrevalorizada. Também aqui, a explicação se encontra na credibilidade aparente da proposta. Quem está interessado em vender mais, não acredita que esse resultado seja simples de obter. De facto, demonstra-se que, para os compradores de serviços, a complexidade é sinal de qualidade. Assim, faz-se a vontade ao freguês e complica-se o que na verdade até é simples. Estamos sempre a aprender se queremos vender.
4 Comments:
At 12:43 da manhã, lookingforjohn said…
É incrível, mas é verdade.
Profissionalmente já me deparei com isso "éne" vezes. O cliente precisa de algo simples ou que lhe simplifiquem algo que de mal estruturado está complexo, pesado, e a causar-lhe custos e dores de cabeça.
Dizer-lhe isso mesmo, propor-lhe essa simplificação, ainda por cima se houver na parada concorrência com propostas cuja dimensão em páginas concorre com a Biblia, é lutar pela rejeição...
É como se, inconscientemente, se sentissem diminuidos por não se lhes falar em coisas complicadas, mesmo que... seja para bém deles próprios!! :|
At 12:44 da manhã, lookingforjohn said…
"bém" com assento nao fica lá muito bem...
At 4:00 da tarde, lookingforjohn said…
Reparar um erro e produzir outro, deve haver uma teoria qualquer que explique isto...:|
(isto a propósito de corrigir a palavra "bem" e introduzir a palavra "acento" com dois "ésses"). :|
At 5:14 da manhã, Anónimo said…
lookingforjohn, não desespere, eu tenho a solução: deixe de escrever posts patetas. Olhe para este blog de forma mais objectiva, e não como uma mina de "novas descobertas".
O seu problema há-de melhorar, acredite.
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