Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

06/10/2008

Parecendo difícil, acaba por ser simples

Uma simples palavra pode ter um impacto importante na capacidade de um anúncio vender. No caso, a palavra "simples" revela-se simplesmente desadequada.



É simples, mas não devia ser. A inclusão da promessa "simples" na experiência retirou mais de metade da capacidade do anúncio em interessar os potenciais compradores. No caso, ao longo de uma semana, o anúncio das "29 regras" que prometia uma aplicação "simples" teve apenas 0,04% de conversão em clique, comparando mal com os 0,10% obtidos pela versão base.


Tentando explicar o fenómeno. Não é o caso de ser uma regra, mas uma especificidade do produto anunciado. Na criação da publicidade que vende, a simplicidade está claramente sobrevalorizada. Também aqui, a explicação se encontra na credibilidade aparente da proposta. Quem está interessado em vender mais, não acredita que esse resultado seja simples de obter. De facto, demonstra-se que, para os compradores de serviços, a complexidade é sinal de qualidade. Assim, faz-se a vontade ao freguês e complica-se o que na verdade até é simples. Estamos sempre a aprender se queremos vender.

4 Comments:

  • At 12:43 da manhã, Blogger lookingforjohn said…

    É incrível, mas é verdade.
    Profissionalmente já me deparei com isso "éne" vezes. O cliente precisa de algo simples ou que lhe simplifiquem algo que de mal estruturado está complexo, pesado, e a causar-lhe custos e dores de cabeça.
    Dizer-lhe isso mesmo, propor-lhe essa simplificação, ainda por cima se houver na parada concorrência com propostas cuja dimensão em páginas concorre com a Biblia, é lutar pela rejeição...
    É como se, inconscientemente, se sentissem diminuidos por não se lhes falar em coisas complicadas, mesmo que... seja para bém deles próprios!! :|

     
  • At 12:44 da manhã, Blogger lookingforjohn said…

    "bém" com assento nao fica lá muito bem...

     
  • At 4:00 da tarde, Blogger lookingforjohn said…

    Reparar um erro e produzir outro, deve haver uma teoria qualquer que explique isto...:|
    (isto a propósito de corrigir a palavra "bem" e introduzir a palavra "acento" com dois "ésses"). :|

     
  • At 5:14 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    lookingforjohn, não desespere, eu tenho a solução: deixe de escrever posts patetas. Olhe para este blog de forma mais objectiva, e não como uma mina de "novas descobertas".

    O seu problema há-de melhorar, acredite.

     

Enviar um comentário

<< Home