Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

15/12/2008

Melhor que vender.

Já tinha ficado provado que as “ideais” vendiam mais do que as “regras”, fica agora demonstrado que as “ideias” também são melhores do que as “vendas”. Não se trata de uma pequena diferença desprezível. O CTR é basicamente o dobro quando o destaque é dado às “ideias”.



Este caso revela (mais uma vez) que deixar comprar é mais fácil do que vender. Em quase todas as situações de aquecimento comercial, para bem dos resultados, é preferível iniciar uma conversa sem compromisso com o potencial cliente e só depois dessa ligação estar feita passar à concretização. A dissimulação da intenção do vendedor é uma das ferramentas mais básicas e mantém-se eficiente: “Experimente Grátis”, “Saiba qual a solução certa para si”, “Ganhe um presente”.

A dificuldade está em conseguir converter a atenção em intenção e a intenção em venda efectiva. Dar é mais fácil do que vender, portanto o que se torna difícil, acaba por ser a passagem da generosidade altruísta à facturação lucrativa. Conseguir esta conversão é o maior desafio de uma organização.

Quem tiver que mudar uma só coisa na forma como uma qualquer empresa funciona, a primeira mudança a fazer é quase sempre o modo como transformam o interesse que geram em vendas efectivas. Ainda que a tentação natural dos marketeiros seja aumentarem a quantidade de atenção que geram (aumentando a notoriedade, a notoriedade da publicidade, o tráfego, a presença mediática e outros meios) é muito mais eficiente ser eficaz a converter a atenção em acção (gerar vendas e outros fins).

Ideia para quem está prestes a fazer resoluções de ano novo:
Em Janeiro de 2009, dedique-se a descobrir como tornar mais eficaz a conversão de atenção em vendas efectivas.
- O que faz aos potenciais clientes que encontra?

1 Comments:

  • At 6:40 da tarde, Blogger Publicidade (ponto) said…

    este artigo esta óptimo pois alerta-nos para as situações do dia-a-dia em que estamos perante uma situação de persuasão subliminar.
    deu-nos uma grande ajuda no trabalho que estamos a realizar :)

     

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