Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

15/10/2008

Algo mais que não acrescenta

“Eficácia garantida” pode ser uma promessa relevante para muitos casos, mas neste em particular, acabou por não ser grandemente eficaz, ou pior, até reduziu um pouco a capacidade do anúncio da “29 regras” gerar tráfego.



É verdade que o rigor implícito na garantia de uma eficácia é ilusório, falso, mentiroso até. Mas o dano pago por mentir é bastante limitado. Um CTR de 0,19 contra 0,21 da versão mais honesta, é um preço muito baixo a pagar pela mentirinha.

Não é uma regra, porque não resulta sempre que aplicada, é mais uma recomendação: “Garantir os resultados” é uma artimanha que tende a compensar o autor da basófia. Os consumidores, tal como os cães, dizem, cheiram o medo e preferem comprar a quem se lhes apresenta cheio de si sabedor do que está a fazer.

Para bem despistar o fenómeno da presunção de auto-confiança, repare-se na quebra abrupta de CTR obtida pela conversão de “ideias” em “regras”. A rigidez tornou a proposta menos atraente, porque menos credível, supõe-se. Acrescentar rigidez a uma proposta publicitária assusta e o que assusta desinteressa.


Haverá na audiência quem explique porque é que as "regras" vendem menos que as "ideias"? (comentários abaixo por favor)

4 Comments:

  • At 12:36 da manhã, Blogger lookingforjohn said…

    ... será porque quem compra compra muitas vezes expectativas não fundamentadas, ancora-se nisso, compra alicerçado apenas em impressões, em "aparência e possibilidades", porque é mais fácil e cumpre o seu papel, e ao falarmos de "regras" estamos a objectivar, a entrar em terrenos mais concretos e, por analogia, menos confortáveis para quem compra? (porque o forçamos a ter que decidir e justificar a escolha com base em "racionales" em vez de percepções e saberes de experiência feitos?...).
    Enfim, será que quem compra ideias se envolve menos e compra mais facilmente? E será que quem compra regras é mais... concreto, objectivo... racional?...

     
  • At 11:39 da tarde, Blogger lookingforjohn said…

    "No answer, Sir"?
    Assim não tem piada responder aos desafios... :)

     
  • At 12:53 da manhã, Blogger Consumering said…

    obrigado e mil perdões (tinha perdido o link para este comentário...)


    Explicação - Quem compra "regras" é mais exigente do que quem compra "ideias".

    Gosto da explicação, acho que é bem capaz de ser isso. Ou tentando não pôr a culpa nos outros que não compram, mas sim no vendedor que é pouco habilidoso.

    Refraseando - "regras" é uma promessa à séria, "ideias" qualquer idiota pode ter uma boa.

    Ou seja, os clientes são capazes de preferir comprar regras apenas a quem confiam. Enquanto serão mais tolerantes à (falta de) qualidade das ideias.


    Mas se é isto, será que a basófia (puffery em gringo) já não funciona?

     
  • At 3:20 da manhã, Anonymous Anónimo said…

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