Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

22/10/2008

Será que quem pagas as contas, faz contas?

Parece um plano do FED para ensopar a crise em dinheiro. Para compensar o gasto de 900 milhões de euros num rebranding será necessário vender 5 bllion (mil milhões) de garrafas de pepsi A MAIS do que actualmente se vendem. Isto só para pagar a conta da brincadeira. Já para não falar da prespectiva de ter retorno sobre o investimento, ideia que parece estar fora das cogitações daquela malta.

São 5.000 milhões de garrafas A MAIS só para pagar as contas. Porque se quisermos obter um retorno decente do investimento deveriam esperar vender o dobro desta quantidade titânica. Basicamente, significa ganhar mais 5 pontos de quota no mercado global das colas. Aparentemente, quanto toca a gastar dinheiro em coisa estúpidas (os rebrandings) o campeonato é pelo tamanho da idiotisse.

Compreende-se que muitos destes dolares são despesas já previamente assumidas, custos correntes, empacotados para insuflar o pacote do rebranding, de modo a que este pareça uma coisa mais importante. Não é invulgar a artimanha. O curioso é que, este campeonato de quem tem o maior budget é anti-racional. Portanto, se alguém pensa que adquire respeitabilidade por gastar muito dinheiro irresponsavelmente, não deve reparar que está rodeado de oportunistas, daqueles que cheiram o dinheiro fácil.



Pepsi anuncia rebranding no valor de 900 milhões de euros


A Pepsi anunciou ontem um investimento de 900 milhões de euros no rebranding global da marca. Segundo o Brand Republic, o logotipo clássico, que foi criado nos anos 50, vai ser alterado e as embalagens vão passar a ter smiles. Além disso, o lettering que acompanhava a marca vai ser mudado de bold com letras maiúsculas para minúsculas com formato normal, com o “e” a imitar o estilo clássico do anterior logotipo.