Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

27/10/2003

12- sensibilidade e bom senso

Já toda a gente deve ter tido a sensação que, de repente, o mundo se encheu de grávidas. Por alguma razão, muitas vezes porque há histórias em atraso, há alturas em que as mulheres grávidas, que dantes passeavam despercebidas no ruído das ruas, desatam a saltar à vista, vindas de todos os lados. O mesmo fenómeno quase paranóico acontece com todas as outras coisas para as quais um indivíduo está sensibilizado e que por isso se tornam muito visíveis. A esta inevitabilidade de reparar os psicólogos chamam “Atenção Selectiva”. De acordo com a teoria do Sr. Broadbent o cérebro tem banda estreita e só pensa numa coisa de cada vez. Como não tem capacidade para mais, o cérebro limita-se a reparar no que mais lhe grita. Ora a parte curiosa da teoria é que essa atenção também depende, e muito, da predisposição para o assunto. Por outras palavras, como um avô que só ouve o que quer, o ser humano só repara naquilo para o qual está sensibilizado.

Este fenómeno da Atenção Selectiva explica porque é que determinadas coisas são mais ou menos lembradas dependendo da ocasião em que são ditas, o que, para os anunciantes, é algo a ter seriamente em conta. Se a ocasião para anunciar pode fazer a diferença entre o sucesso ou o falhanço de uma mensagem, convém investigar antes de investir.

...continue a ler em "“Compre Este Porque"