Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

05/11/2003

15 - O triunfo da Razão

Enquanto a Grande Enciclopédia era compilada e a Revolução Industrial reorganizava a sociedade, ganhou expressão na Europa um pensamento intelectual que, com base na razão, questionava a intolerância religiosa e os privilégios sociais. A dar corpo a essas ideias estiveram figuras como Voltaire, Locke, Montesquieu ou Adam Smith, que, ao longo do Séc. XVIII, conquistaram numerosos adeptos a quem pareciam trazer luz e esclarecimento. Foi este o motivo porque se chamou Iluminismo à nova forma de pensar. Ao Triunfo da Razão fica associado um desenvolvimento social e tecnológico sem precedentes, bem como a concepção do homem como o centro do universo ou até as regras do mercado livre ainda hoje vigentes. Se, desde então, a confiança na capacidade do homem para dominar a razão esmoreceu, o Iluminismo deixou como base segura que tudo acontece por uma razão.

No mercado livre das marcas, há muitas compras que são feitas por fé, hábito ou obrigação. Mas se, tal como Diderot afirmava, a razão de ser filósofo é combater o obscurantismo, então a razão de ser de uma marca é explicar o motivo porque se deve comprar um produto.

...continue a ler em "“Compre Este Porque"