Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

07/01/2004

24 - O AD-nauseum de uns é o déjà-vu dos outros


“Quando nas alturas o céu não fora nomeado. E embaixo, solo firme não fora chamado”, assim começa o Enuma Elish, um poema sumério, considerado o texto mais antigo da humanidade e que, apropriadamente, descreve a criação do universo. Sobre o mesmo assunto e muito mais novo, também o Antigo Testamento se escreve em verso: “No início era o verbo, e o verbo estava com Deus”. Outro poema, o Rig Veda, é o mais antigo texto hindu. Ou seja, nas origens da cultura estão os versos, uma ligação imortal que se verifica até em culturas mais recentes. É tanto assim, que os versos de Dante, Shakespeare ou Camões apadrinham a língua do seu próprio povo. Com ou sem rima, a poesia é um passaporte para a imortalidade, porque a estrutura repetitiva dos versos tem o poder de interferir com a memória. Prosaicamente, é a repetição da métrica, das sílabas e até dos sons em cacofonia, que permite aos poemas serem lembrados. Até na publicidade, onde desde os pitorescos tempos do jingle e propaganda, o poder da repetição é reconhecido.

Aquilo que o gestor da marca já vê nos sonhos, o consumidor apenas terá começado a reconhecer. Ninguém está tão atento à publicidade quanto quem paga por ela, por isso, é perfeitamente normal que determinada campanha enjoe o anunciante muito antes de ocupar algum espaço na cabeça do consumidor. Não há que temer a repetição. Tal como os versos, a publicidade deve se repetir, repetitivamente, até ao ad-nauseum, porque mais vale repassar, do que passar despercebido, sem chegar a causar, um ligeiro déjà-vu.

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1 Comments:

  • At 2:33 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Cool blog, interesting information... Keep it UP »

     

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