Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

14/01/2004

25 - Ou há moralidade ou comem todos


A Ética é um palco de confronto e em nome do bem esgrimem-se tantas espadas quantas ideias. As espadas estão sempre alinhadas para a cruzada, enquanto as canetas, desde o Séc. XIX, que se debatem por dois conceitos: a Deontologia e o Utilitarismo. O primeiro, a Deontologia defende que o bem é atingido pelo cumprimento do dever. Do lado da Deontologia, destaca-se Kant e a sua nuance particular em que um caracter virtuoso é identificável pela disposição robusta para cumprir o seu dever. Já a teoria oposta, o Utilitarismo, é devida a Jeremy Bentham, um contemporâneo de Kant, ainda que muito menos famoso. Bentham, sustenta que as acções certas são as que proporcionam o maior bem ao maior número de pessoas. Assim, o bem, não se encontra no dever, mas sim no atingimento de um bom fim. Ou seja, o Utilitarismo é uma forma elegante de argumentar que os fins justificam os meios, algo que faz todo sentido na publicidade.

A publicidade é Utilitarista, o seu fim é vender e o meios até se compram. Assim a diferença entre boa e má publicidade só se mede na facturação. Já que a tentativa de manipular o consumidor através da publicidade, não é propriamente moral. E já agora também, ficar a dever não condiz muito bem com as vendas. A bem ou a mal, na publicidade, o que vende é bom, o que não vende é mau.

...continue a ler em "“Compre Este Porque"