Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

28/01/2004

27 - O bom penetra não paga bilhete


A 18 de Abril de 2001, no estádio olímpico de Munique, esperava-se o jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões entre o Bayern local e o Manchester United. Os ingleses precisavam de recuperar da derrota na primeira mão, e por isso entraram em campo com 12 jogadores. Não lhes serviu de nada, porque o resultado foi uma nova derrota, mas a verdade é que, na tradicional foto de equipa, Karl Power um desempregado de Manchester, aparece equipado a rigor ao lado dos restantes jogadores. Uma ousadia que lhe granjeou a atenção do público. Desde então, Karl conseguiu subir ao pódio em Silverstone, jogar no court central de Wimbledon e alinhar pela selecção inglesa de cricket. Usando para tal um esquema muito mais barato do que as marcas que pagam para patrocinar esses mesmos eventos.

As marcas são autênticos penetras nos eventos que patrocinam. Demasiadas vezes não deviam lá estar e só são bem aceites na condição de passarem despercebidas. Tal como Karl Power, as marcas vestem-se a rigor e entram de mansinho no terreno do jogo, desejosas tanto de serem vistas quanto de não atrapalhar. Dois objectivos antagónicos cuja concretização é um dos maiores sugadores de dinheiro nos orçamentos das marcas.

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