Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

04/02/2004

28 - Vã glória de mandar


“Vaidade, é tudo vaidade. Que tira o homem do trabalho com que se afadiga? Gerações passam, e a terra permanece firme. O sol nasce, põe-se, e torna ao lugar donde partiu. Todos os rios entram no mar, e nem por isso o mar transborda. Que é o que foi? O mesmo que será. Não há nada de novo debaixo do sol“ No Antigo Testamento, livro de Eclesiastes, Salomão aponta aos Homens a sua insignificância. Alguns animais extintos depois, argumenta-se agora que o Homem não pode é ir contra a vontade de Deus. Seja como for, aplicado ao mercado de consumo, o que Salomão parece querer dizer, é que não vale a pena o esforço de organizar festas para promover as marcas. Isto porque, mal acaba o cocktail, as socialites costumam correr para o seguinte, e à marca que pagou a festa, não costumam dar mais do que uma legenda na revista. Ainda assim, mesmo arredados do jet-set, os gestores de marca insistem em organizar festas. O que, sendo verdade, muitas das vezes é uma forma de serem convidados. Também há muitos a argumentar que essas festarolas se destinam a dar visibilidade à marca, tornando o público mais identificado com os seus valores.

Ora, com argumentos destes, não admira que o comum dos mortais ache que os anunciantes são uns aldrabões. O consumidor até acusa os anunciantes de andarem a hipnotizar o mundo para roubar dinheiro. Não é verdade, mas há que compreender o comum dos mortais, a acusação não é disparatada. Realmente, a publicidade tem como objectivo último levar o consumidor a gastar dinheiro. Mas também é verdade que, se um consumidor compra o que não precisa apenas porque viu um par de pernas, é legitimo privá-lo dos seus bens. Entre um lado e o outro, as marcas não podem limitar-se a excitar papalvos. Porque há por aí muito consumidor esperto, que mais do que comprar tudo o que lhe aparece, quer saber o que deve comprar.


...continue a ler em "“Compre Este Porque"