Podes mudar de nome, que não mudas de fama.
De vez em quando o debate em redor da publicidade deixa de ser fraco para ser patético, até ridículo. Estamos num momento desses.
Tudo (re)começou quando Niyazov Santos resolveu ter a melhor ideia do mundo para salvar Portugal da vil e apagada tristeza que é ser um País pobre, ineficiente e ignorante. Segundo o Expresso, e inspirado no que muitos outros génios antes já disseram. A solução para Portugal passaria por mudar a bandeira, reposicionando Portugal. Parece que a sequência de acontecimentos era mais ou menos a seguinte:
Portugal: A minha bandeira agora já não é assim é assado.
Gringos: Ó porquê?
Portugal: Porque quero reposicionar-me quero que deixem de pensar em mim como o canto de uma cambada de ignorantes preguiçosos
Gringos: E então?
Portugal: Quero que pensem em mim como um País moderno dinâmico e inovador. Um país na vanguarda, a ocidente e não a sul.
Gringos: (espantados) êh-pá, brutal, vou já ai fazer uma fábrica e depois fico no fim de semana de férias.
Haja paciência. Quem é que é o energúmeno que acha que basta mudar de logótipo para mudar a percepção de uma marca? A percepção de uma marca existe por causa de alguma coisa, como tal, para mudar uma percepção é essencial antes mudar (ou abafar) as tais causas da indesejada má percepção. Por isso é que a anterior conversa correria mais ou menos assim:
Portugal: Quero que pensem em mim como um País moderno dinâmico e inovador. Um país na vanguarda, a ocidente e não a sul.
Gringos: E então, já não são ignorantes e preguiçosos?
Portugal: Não, reposicioneime!
Gringos: Ah, é que da última vez que vi, Portugal tinha os mais baixos índices de formação e produtividade da União Europeia, isso por acaso mudou?
Portugal: Bem, não, mas... mas agora tenho uma nova bandeira!
É razoavel esperar que, fazer figura de otário é do melhor que pode acontecer a quem se comporta como um otário. Se têm duvidas vejam o que fez e o que aconteceu ao Turquemenistão. Sim, podem não saber, porque é essa a importância que o mundo dá a quem se reposiciona, mas a verdade é que o Turquemenistão fez isso mesmo, mudou de bandeira para se reposicionar e ficou ignorado na miséria de sempre. Um plano brilhante ideia do iluminado líder-vitalício Niyazov.
Infelizmente, neste País, o nível cultural e a competência são muito baixos em todos os sectores, inclusivamente no marketing e publicidade, logo, há mesmo quem acredite que resolve o problema da ignorância e da baixa produtividade do país mudando de bandeira.
Enquanto os publicitários, gestores, marketeiros e outros que tais, não aprenderem que:
- Se tens má fama é porque fizeste algo para a merecer
- Se apenas mudares de nome, quando muito chegas a travesti no conde redondo.
O pais vai ser uma miséria, mal gerido, sem marcas decentes, sem perspectivas. Mudem quantas bandeiras mudarem.
Se por acaso o nível da discussão melhorar, então leiam uma proposta com pés e cabeça.
Tudo (re)começou quando Niyazov Santos resolveu ter a melhor ideia do mundo para salvar Portugal da vil e apagada tristeza que é ser um País pobre, ineficiente e ignorante. Segundo o Expresso, e inspirado no que muitos outros génios antes já disseram. A solução para Portugal passaria por mudar a bandeira, reposicionando Portugal. Parece que a sequência de acontecimentos era mais ou menos a seguinte:
Portugal: A minha bandeira agora já não é assim é assado.
Gringos: Ó porquê?
Portugal: Porque quero reposicionar-me quero que deixem de pensar em mim como o canto de uma cambada de ignorantes preguiçosos
Gringos: E então?
Portugal: Quero que pensem em mim como um País moderno dinâmico e inovador. Um país na vanguarda, a ocidente e não a sul.
Gringos: (espantados) êh-pá, brutal, vou já ai fazer uma fábrica e depois fico no fim de semana de férias.
Haja paciência. Quem é que é o energúmeno que acha que basta mudar de logótipo para mudar a percepção de uma marca? A percepção de uma marca existe por causa de alguma coisa, como tal, para mudar uma percepção é essencial antes mudar (ou abafar) as tais causas da indesejada má percepção. Por isso é que a anterior conversa correria mais ou menos assim:
Portugal: Quero que pensem em mim como um País moderno dinâmico e inovador. Um país na vanguarda, a ocidente e não a sul.
Gringos: E então, já não são ignorantes e preguiçosos?
Portugal: Não, reposicioneime!
Gringos: Ah, é que da última vez que vi, Portugal tinha os mais baixos índices de formação e produtividade da União Europeia, isso por acaso mudou?
Portugal: Bem, não, mas... mas agora tenho uma nova bandeira!
É razoavel esperar que, fazer figura de otário é do melhor que pode acontecer a quem se comporta como um otário. Se têm duvidas vejam o que fez e o que aconteceu ao Turquemenistão. Sim, podem não saber, porque é essa a importância que o mundo dá a quem se reposiciona, mas a verdade é que o Turquemenistão fez isso mesmo, mudou de bandeira para se reposicionar e ficou ignorado na miséria de sempre. Um plano brilhante ideia do iluminado líder-vitalício Niyazov.
Infelizmente, neste País, o nível cultural e a competência são muito baixos em todos os sectores, inclusivamente no marketing e publicidade, logo, há mesmo quem acredite que resolve o problema da ignorância e da baixa produtividade do país mudando de bandeira.
Enquanto os publicitários, gestores, marketeiros e outros que tais, não aprenderem que:
- Se tens má fama é porque fizeste algo para a merecer
- Se apenas mudares de nome, quando muito chegas a travesti no conde redondo.
O pais vai ser uma miséria, mal gerido, sem marcas decentes, sem perspectivas. Mudem quantas bandeiras mudarem.
Se por acaso o nível da discussão melhorar, então leiam uma proposta com pés e cabeça.
9 Comments:
At 2:44 da tarde, Anónimo said…
Si, de verdad que España no necesitió de cambiar su bandieria para crescier, ni Irlanda tan poco, pero la verdad es que, desde que esa bandieria empezó infiestiando la atmosferia de Portugal, nada de nuevo sucedió.Asi, y porque tambien es de esperanza qui se hace el succeso y desarollo economico, voto en favor de un cambio, pero no por las mismas razones que ese energumeno Nyyiaianfkljsozov. Cambiemos nuestra bandieira, cambiemos nuestro parlamento y cambiemos también nuestra atitud, porque algo teremos de hacer, pero que nadie se crea que de un cambio de logo se hace un cambio de percepcion, ou mejor, un cambio de capacidad...FSJ
At 3:45 da tarde, Consumering said…
Contexto:
Niyazov = Ditador vitalicio do Turquemenistão e impulsionador do rebranding nacional.
Nicolau Santos = Editor de Economia do Expresso e profundo desconhecedor do Marketing e Publicidade.
Niyazov Santos = Junta-se a fome à vontade de comer.
At 11:55 da manhã, Consumering said…
Discordo, ao enunciar que a mudança de logotipo pode ser o início de uma mudança real, implica-se a mudança de logotipo pode ser uma causa e não um efeito, quando deve ser exectamente o oposto, primeiro muda-se a realidade depois seguem-se os simbolos. Afinal esta é a diferença entre a mudança na TAP (bem vinda depois da empresa se tornar lucrativa) e a mudança na EDP (pura cosmética).
At 2:54 da tarde, Anónimo said…
Tenham conversas.
At 10:00 da manhã, Consumering said…
Pois, mas o acessório é o caminho mais rápido para falhar o essencial.
At 3:01 da tarde, Anónimo said…
Henrique,
Essa questão é muito delicada. Para um reposicionamento estratégico é necessário que antes de tudo se mude o conceito da empresa (no caso, o país), para somente depois analisar se é ou não necessária a reformulação da identidade visual. Caso se opte por mudar sua identidade, acho que o pior lugar para se fazer isso é na bandeira do país, porque esta envolve outros fatores, como patriotismo e tradição. Aqui no Brasil, por exemplo, foi criada uma marca para divulgar o país no exterior. Você pode conferir ela no meu blog. Acho que essa pode ser uma boa solução para Portugal. Criar um conceito e um logo para vender a marca Portugal. A bandeira é símbolo nacional e não pode ser alterada. Abraços
At 3:13 da tarde, Consumering said…
Certo, o problema é que os adeptos do "reposicionamento" raras vezes (nunca!?) consideram a hipótese de reformular a empresa, limitam-se a acreditar e apregoar que vestindo um fato armani a um taberneiro se obtem algo diferente de um taberneiro vestido com um fato armani.
Ainda por cima o "reposicionamento" só acontece porque o taberneiro e o vendedor do fato retiram luvas do negócio.
At 6:00 da tarde, Anónimo said…
Esse patriotismo bacoco é parte do cancro portugues.
Mudar Portugal passa por mudar as mentalidades, qualificar os RH, agilizar a justiça, resolver a seg social, reduzir a fiscalidade, legislar melhor, cortar as despesas publicas, reduzir grande parte do funcionalismo publico.
Emagrecer e rejuvenescer o país, com um conjunto profundo e "sangrento" de reformas e medidas.
É o fim das ilusões, e o fim do estado-providencia, à semelhança do modelo social europeu.
Passa tambem por uma mudança na imagem de Potugal, incluindo a substitiuição de uma bandeira feia e muito similar a estados africanos terceiro mundistas ou sul-americanos com má fama.
CARLOS MOTA DOS SANTOS
At 7:49 da manhã, Anónimo said…
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