Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

14/04/2005

Não percebo

1) Não percebo o re-re-reposicionamento da Optimus. Não percebo como é que esperam conquistar clientes. Não percebo o que melhorou desde os esforços anteriores. Não percebo.

2) Não percebo porque é que 1 em cada 20 tem um cartão T. Não percebo porque é que têm o cartão quando aquilo dá o que qualquer cliente do BES tem. Não percebo como é que 1 em cada 20 conseguiram o cartão porque não percebo onde arranhar um cartão T. Não percebo porque é que alguém quer ter um cartão de crédito de uma seguradora cujas vantagens é do banco. Não percebo

3) Não percebo o que é que Carol Castro faz na Sagres Bohemia. Não percebo porque é que as cervejas são todas iguais e de todas as cores. Não percebo porque é que devo beber cerveja (seja Sagres ou Super Bock). Se tem o mesmo sabor da cerveja sem álcool. Se não é fresca que a Ice saiu do mercado. Se não é pelo limão, nem por ser preta, nem ruiva. Não percebo porque é que devo beber Sagres ou Super Bock. Não percebo.

15 Comments:

  • At 6:03 da tarde, Blogger HM said…

    Não percebo algumas coisas.

    Mas até percebo as cervejas

    Bohemia - porque sabe bem - ficamos a saborear longamente sentido todo o sabor de uma cerveja com "sabor" - em oposição ao sabor de sempre - ou algume distingue mesmo a SuperBpock da Sagres?!

    nas Sem alcool - acho que é de "Textbook" a abordagem Sagre vs. SuperBock - e mais uma vez a Sagres leva "banhada" - A Sagres posicionou quase como 0% gordura e não 0% alcool (ver os anuncios com abdominais e afins) a SuberBock atacou a GRANDE barreira das sem-alcool - não sabem o mesmo!! (ainda não provei) mas eles prometem que sabe o mesmo - é a gemea!
    A questão de marketing é:
    - querer aumentar o mercado sem alcool atribuindo novos beneficios (não engorda - é para desportistas)
    - atacar a verdadeira barreira porque o mercado sem-alcool não é grande - porque não sabe igual

    a ver vamos o resultado
    Eu aposto na SuperBock!

     
  • At 7:44 da tarde, Blogger hidden persuader said…

    Um artigo interessante e dentro da temática discutida: "Is advertising really building brands?" ------http://www.financialexpress.com/fe_full_story.php?content_id=87208#

     
  • At 2:19 da tarde, Blogger Consumering said…

    Nas cervejas, o que eu não percebo é: Porque raio hei-de consumir a Sagres ou a SuperBock normal.
    Uma vez que ambas têm n extensões de linha, para que serve a versão base?

     
  • At 1:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Eu percebo eh que temos marqueteiros de merda, que vivem a inventar briefings para justificar os seus salahrios e para poderem levar comissao das agencias... Se estivessem focados em evoluir a comunicação dos seus produtos ao inves de inventar produtos ruins que ninguem gosta (ex: superbock green) nem bebe e que jah estao mortos a partida... E Pá, eh um pais do faz de conta, toda a gente a fingir que faz alguma coisa para... fazer alguma coisa. e que anuncio ruim, pedante e inverossímil o da sagres bohemia... que pena das atrizes brasileiras terem que levar com estes textos de merda... e que vergonha...

     
  • At 2:46 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    E mais: acerca da boehmia, além de não ter ideia, nem classe, o anuncio não tem humor. Alguém acha piada num tipo egoista a fazer uma grosseria inconsequente, na mesa, para com uma miuhda? E a miuhda ainda por cima ter uma atitude passiva? Aquilo era o quê, um gajo a jantar com uma prostituta? Que horror. A não ser que seja a personificação do português típico, machão e grosso com as mulheres. Mas neste caso, o anúncio não seria mais adequado para uma marca de bagaceira? Dúvidas que me assaltam. (Edie Falco)

     
  • At 4:51 da tarde, Blogger Luís said…

    Efectivamente, o spot não convence. Podiam ter feito a abordagem realçando o facto da cerveja não ser branca, nem preta -ser diferente. Até podiam pegar no cliché duma gaja ruiva em oposição a uma loira e outra morena.
    Já provei a cerveja...bebe-se, mas o sabor não faz justiça à cor. Estava à espera dum sabor mais característico, mais intenso.

     
  • At 11:12 da manhã, Blogger Consumering said…

    Aquilo que mais tenho dificuldade em perceber é a estratégia para a Sagres normal. O que esperam conseguir com a Sagres normal. Como é que pensam defender/desenvolver os +80% do seu negócio se as qualidades estão todas com as line extensions.

     
  • At 12:54 da tarde, Anonymous Fernando Oliveira said…

    Ainda não provei as novidades, por isso esta vai só sobre a comunicação.
    1º Ponto: Não era altura de haver uma cerveja a comunicar para mulheres? Não seria altura das sem álcool??

    2º: Ao ver o anúncio da Superbock sem álcool (na TV; os mupis estão bons), dá-me a sensação de retrocesso, de 3º mundismo. Aquilo é grupinho que se mostre?? Aquilo foi aprovado por alguém???

    3º Deve ser difícil encontrar cliché maior do que o da Sagres 0%, mas por aí já se vê a verdadeira razão destes movimentos: assim podem fazer tudo o que o Código da Publicidade proibia (às bebidas com álcool...).

    4º As cervejeiras terão desistido de vez do bom gosto? Será uma tendência para ficar?...

     
  • At 4:23 da tarde, Blogger Target said…

    Tenho uns comentários sobre isso aqui: http://blogpublicidades.blogspot.com/


    Mas completamente de acordo: não se percebe.

     
  • At 2:40 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    gostãria de saber quem sao as atrizes da super bock...as 2 brasiliras

     
  • At 11:11 da manhã, Blogger Consumering said…

    Quem pagou o cachet foi a Sagres! É um bom começo quando a audiencia nem percebe a marca que pagou pelo anúncio.
    (já agora as atrizes são a Carolina Dieckman e a Carol Castro)

     
  • At 11:21 da tarde, Blogger and... said…

    As cervejas julgo, estão bem trabalhadas. Discordo quando afirmamos que: não sei porque hei-de continuar a beber a Sagres ou Super Bock de base.
    Os produtos base, as "Cash cows" do negócio têm sasonalmente campanhas institucionais bem conseguidas e com reforço da imagem de marca. Não precisam de vantagens claras e diferenciadoras, mas sim de rejuvesnecimento de marca e uma atitude mais irreverente, jovem. Acompanhadas por lançamentos de line extensions que precisam de maior destaque e diferenciação, precisamente, das crevejas base. Obrigatório. Experimentação.
    Já todos experimentámos as cervejas normais e já cá andam à muito tempo.
    Este será o mercado mais activo do momento, no que se refere ao Marketing de grande consumo?
    Mesmo que só meia-dúzia experimente a SBock Green, os melhores produtos e estratégias vão ficar. Eu gosto da Boehmia, da garrafa e dos packs, mas detestei a publicidade. Gosto do produto e o resto tem neste caso, uma importância limitada (apesar da repetição exaustiva e repetitiva da campanha) mas que invariavelmente terá sucesso na experimentação do produto.
    A função da pub está terminada. Apesar da mensagem ser ridicula.
    Campanhas e Estratégias sem produtos de qualidade, diferentes e inovadores é que nunca irão funcionar.

     
  • At 2:36 da tarde, Blogger Consumering said…

    Não percebo a estratégia de marca das cervejas porque... deixa lá ver... não há lá disso!

    Luso fresh tão natural como o seu gás!

     
  • At 11:46 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    cervejas não bebo mas dizem-me que em Portugal Superbock é que é (já experimentaram a aguada madeirense vulgo Coral? então não se queixem :P)

    quanto aos telemóvias, a minha área, também não eprcebo a Optimus... que inovações?1 enfim... já apra não falar na monopolista tmn que agora decidiu mudar a imagem e... tornar-se mais parecida com a Optimus lettring,cores e tudo...enfim e viva a multinacional Vodafone!!!

    aviso à população os 3G das 3 operadores (essa bela treta que não funciona a 100% no nosso país mas que 5 em cada 10 portugueses já tem e quer ter e desejam oferecer ao cão e ao gato) aumentam drasticamente no dia 10/10 e mais não posso dizer!!!!

     
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