Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

17/03/2004

33 - Nem meio cheio, nem meio vazio

São notícias velhas, de 1992: Na Somália, segredos revelados pela inteligência militar, relativamente ao destino temporário das armas de defesa americanas, tiveram o efeito de fogo amigo sobre a força de paz das Nações Unidas, que assim, não pode impor tolerância religiosa, nem fazer nada para preservar o cessar fogo parcial na guerra civil. Só nesta frase, estão 13 contradições em termos, o que torna o seu sentido claramente confuso. Esta falha foi propositada, para ilustrar que a confusão é o resultado mais comum das contradições em termos, ou dos oxymorons, que é mesma coisa, mas numa fácil palavra inglesa de origem grega. No dicionário, oxymoron, é uma figura de retórica em que a conjunção de termos incongruentes ou contraditórios produz um efeito epigramático. Sendo que o significado quase exacto deste último palavrão é “sarcástico”. Voltando aos oxymorons, estes acontecem quando se junta dois termos com significados não exactamente contrários, mas contraditórios. Como por exemplo: “Nações” e “Unidas” são termos contraditório mas que não se negam mutuamente, uma vez que existe um ponto intermédio, no caso, a ONU. Num oxymoron, a contradição só pode ser aparente, uma contradição dos termos e não do sentido. Esta diferença é muito importante para os Motivos de Compra.

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