Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

17/08/2005

5 (mpe) - Numa coisa é o melhor, em duas é pior

Se o que a sua empresa vende não é melhor do que o produto ou serviço equivalente da sua concorrência, então, tem o caso mal parado. Pode ser que por agora a coisa se vá safando. Mas a longo prazo, o seu destino está traçado. A cada dia que passa, mais gente ficará a saber dessa imperdoável falha e mais gente concluirá que os produtos que a sua empresa vende não valem o dinheiro que por eles cobra. Afinal se uma coisa não é melhor, ao menos que seja mais barata.

Fica assim arrumado que para a saúde de um negócio é, em primeiro lugar, muito importante, fazer uma coisa bem feita e melhor do que a faz a concorrência. Esta condição é tão vital que não estando garantida a superioridade sobre a concorrência, então não estão asseguradas as condições para que o negócio se sustente. Infelizmente, mais cedo ou mais tarde os clientes vão descobrir e vão querer melhor.

Ora, o problema é que não é nada fácil ser melhor do que a concorrência. Os tipos do lado de lá não são especialmente parvos e também se preocupam em fazer um produto ou serviço apresentável para compensar o dinheiro que tiram aos clientes. Conclui-se então que, a principal razão para as empresas normais não venderem um produto melhor do que aquele que faz a sua concorrência é mais a falta de engenho para ser melhor e não tanto a falta de vontade.

Mas não tem necessariamente de ser uma fatalidade que todos os fornecedores sejam iguais e não haja quem consiga fazer melhor que o seu vizinho. Mesmo que o talento e o empenho sejam idênticos entre os concorrentes, existe uma forma simples de ser melhor do que os demais. Essa forma é ser o melhor num pormenor em particular, e no resto ser apenas normal.

Quando se procura pelo melhor, é normal ser iludido a acreditar que o melhor é o mais de tudo, o super melhor imbatível. Algo que é mais alto, mais magro, mais esperto, mais forte, mais rico. Pelo menos é assim que a maioria dos empresários olha para o seu negócio. Para serem melhores têm de ser os melhores em tudo. Mas como ser melhor em tudo só está ao alcance dos super-homens, os vulgares gestores desistem e limitam-se a ser como os outros.

Ora acontece, que isso de ser o melhor em tudo não existe e nenhum comprador espera sequer que exista. Todas as coisas têm defeitos e devem saber viver com os seus defeitos. Isto claro, desde que os defeitos sejam bem compensados por uma inegável superioridade. Por exemplo, as clínicas do Dr. Pedro Choy têm um defeito. Aquela coisa da acupunctura pica, isto além de que, por mais que digam o contrário, para cuidar da saúde, mais vale ir um médico a sério sem chinesices ancestrais. Ainda assim, o Dr. Pedro Choy é reconhecido como o melhor médico oriental que por ai anda, pelo menos que a gente saiba. Logo, apesar de ter uns defeitos pontuais (as agulhas), ser melhor numa coisa (a acupunctura), rendeu ao Dr. Pedro Choy a parte de leão do dinheiro de todos os que procuram alternativas à medicina ocidental.

Como é que o Dr. Pedro Choy conseguiu? Simples. Com uma coisa. Ao apostar tudo o que sabia na medicina oriental, o Dr. Pedro Choy conseguiu que os seus clientes fossem concordando que não há por cá melhor agulha para os seus males. E o resultado? Que outro resultado se poderia esperar de quem é melhor do que a sua concorrência? Claro, vende mais do que a concorrência. E tudo porque, escolheu uma coisa para ser melhor do que a concorrência.

Resta assim esperar que, depois de ser o melhor numa coisa, saiba manter-se no caminho, mantendo a vantagem naquilo que faz bem. Porque não há nada mais triste que, alguém que faz algo bem feito, se dispersar a fazer outras coisas mal feitas.

7 Comments:

  • At 11:20 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    o sucesso do Choy não acho que seja só a especialização e acunpuntura.
    Tem muito a ver com a exposição mediática, já que o senhor ía todas as semanas ao programa da manhã, onde dissertava não só sobre acumpuntura, mas também sobre nutrição e mais uma data de coisas. E perguntas-me tu, como é que eu sei? A minha mãe ainda hoje me persegue com os conselhos nutricionais do professor Choy…
    Ele tornou-se mesmo num opinion leader do target dos programas da manhã, que como sabes, são as pessoas com mais maleitas (se a essas horas estivessem no ginásio em vez de estar a ver TV, tinham metade dos problemas…)

     
  • At 11:23 da manhã, Blogger Consumering said…

    May be, mas se em vez do dr. pedro choi nos programas da manhã tivesse lá ido o José Reinaldo Bastos falar de medicinas alternativas -madragoa style, as clínicas de coirato-terapia não tinham tido tanto sucesso....
    O programa da manhã é o media, o ser chinês é o RTB (do bom). Agora, reduzindo isto ao nível das PMEs significa qualquer coisa como “Pedro Choi = especialização em medicina oriental” (o gajo é chinês)...pelo menos foi isto que eu pensei na altura!

    Ah e concordo, os programas da manhã não são só um dano para a saúde por omissão (do ginásio) mas também porque promovem o mau estar ao induzir um estado de torpor mental tal nas audiências que o cérebro depois tem dificuldade em tomar de coisas simples como o crescimento das unhas e a transpiração.

     
  • At 5:08 da tarde, Anonymous Anónimo said…

  • At 1:24 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    bom dia

    o dr. pedro choy, não tem sucesso financeiro somente por causa dos programas das velhinhas.
    é sabido que o pólo da universidade de chengdu (china, não são chinesices), a universidade portuguesa de mtc, dirigida pelo dr. choy, conta com centenas de novas inscrições anualmente. todos os alunos têm como modelo de funcionamento os materiais, as plantas medicinais, o sistema que ele tem.
    assim, se fossem o dr. pedro, tb seriam vocês os fornecedores de material e ervas terapeuticas de um universso de cerca de 20000 acupunctores em portugal.
    o que desconhecem nos vossos comentários é que o homem é uma sumidade internacional na mtc (medicina chinesa) a sua escola (pólo de chengdu) é a melhor DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, FITOTERAPIA E ACUPUNCTURA a nível nacional. os alunos são conssultados nas suas clinicas (20000 x 50€) os amigos e familiares (60000 x 50€) etc, fora as terapêuticas (20000 x 10 x 30€ ou 60000 x 10 x 30€). fora as encomendas nas empresas representadas por ele, é um dinheirão.
    inveja à parte, a mtc é uma medicina com 4000 anos, só difere da nossa em conhecimeento, a mtc tem maior conhecimento do funcionamento do organismo q a convencional, o curso de mtc é um curso de medicina com a ccomponente holística, ou seja, apreço pelo próximo, terapeutica natural, sem quimicos. análises e outros métodos são feitas por radiologistas (carrega no botão on-off)diagnósticos dos nossos médico ocidentais são feitos a pensar no rabo da enfermeira e não poêm os olhos em nós, bem melhor!!!
    por fim, as agulhs doem, mas, a melhoria que elas podem trazer (médico qualificado etc) em conjunto com o diagnóstico preventivo (forte na mtc) e as plantas, poderia acabar com as listas de espera na cirurgia, com 70% das urgências, trazer saúde desde novo e maior esperança e qualidade de vida. bem hajam.

     
  • At 10:08 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Só deve dar opinião quem souber do que está a falar. Dizer "coisas" só porque sim, nem chega a ser maldade, é estupidez pura e só por isso é que pode ter alguma atenuada e desculpa.Palavras à toa também são publicidade enganosa.

     
  • At 10:55 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Fastidious replies in return of this issue with firm arguments and explaining
    everything concerning that.

    Feel free to visit my web blog: http://thespellblog.com/index.php?option=com_blog&view=comments&pid=212565&Itemid=0

     
  • At 8:10 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    You could definitely see your expertise within the article you
    write. The world hopes for more passionate writers such
    as you who are not afraid to say how they believe.

    Always follow your heart.

    My blog post ... 18 inch dishwasher

     

Enviar um comentário

<< Home