Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

23/12/2005

Lei dos rendimentos crescentes

- Em publicidade o segundo euro investido tende a ter mais efeito do que o primeiro

Apesar dos receios com o desgaste e o cansaço que a repetição pode provocar nas audiências, quanto mais os mercados são povoados de ruído, maior é o investimento necessário para sobrepor uma mensagem ao ruído e provocar algum efeito.
Junta-se a constatação que, são poucos os orçamentos que têm folga suficiente para ultrapassar consistentemente os níveis mínimos de investimento necessário para provocar algum efeito.
Assim, na generalidade dos casos é mais frequente ficar abaixo dos mínimos para sobrepor ao ruido do que é fácil ultrapassar os máximos em que se perde eficácia pelo cansaço e excesso de repetição.
O cansaço aparece tão mais cedo quanto pior é a iniciativa, enquanto que quanto melhor é uma iniciativa menos cansaço gera. Assim sendo, a decisão está mais em escolher bem as iniciativas em que apostar do que limitar o investimento nas boas iniciativas.
Para quem tem um orçamento limitado para gerir, a recomendação é concentrar, concentrar, concentrar. Dois euros empregues numa só iniciativa têm mais efeito do que dispersar um euro por duas iniciativas distintas.

Para maximizar a eficácia de um orçamento, tentando seguir uma abordagem científica, os rendimentos são (ao contrário da economia) crescentes.

- Em publicidade o segundo euro investido tende a ter mais efeito do que o primeiro