Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

12/12/2005

Uma consequência da verdade

- A qualidade da publicidade mede-se pela manutenção rácio: investimento/venda abaixo do valor de cada cliente.

É preciso fazer algumas adaptações para cada negócio. Mas, se o objectivo da publicidade é aumentar as vendas (entendido como o acto individual que sustenta a organização) e a publicidade custa dinheiro, então quanto mais barato sair cada nova venda mais eficaz é a publicidade que a gerou.

Para tal saber, para medir a eficácia da publicidade, é critico que sejam feitas umas contas de contexto:
L- Quanto vale um cliente durante todo o tempo que é cliente? (em lucro)
V- Quantas vendas novas se fizeram no passado?
I- Quanto é que se investiu para ter essas vendas no passado?

Deverá depois, o gestor conscencioso, aplicar-se o seguinte rácio:

I / V < L

Condicionalmente teremos que todo o investimento “I” cujo resultado em vendas “V” for proporcionalmente maior do que o valor gerado “L”, será eficaz. Caso contrário é apenas mais dinheiro deitado fora. Ou muito mal aproveitado.

Ainda assim, quantos departamentos de comunicação/marketing não têm estas contas na ponta da língua? Pois, muitos. Mas como eficaz é o que leva menos do que traz este é mais uma das premissas do marketing (ao consumidor final) enquanto ciência.

- A qualidade da publicidade mede-se pela manutenção rácio: investimento/venda abaixo do valor de cada cliente.

2 Comments:

  • At 10:23 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Eu acho que é interessante perceber-mos o negócio da publicidade e da criatividade( ao serviço dos negócios) e ler-mos os publicitários mais famosos e bem sucedidos ( lembrei-me de um livrinho " The Art of Advertising"). Ao ler este livro encontramos um conhecido e histórico publicitário a deixar um conselho e factor de sucesso para o negócio que era mais ou menos isto : deixei-se de pensar na publicidade " Artsy Crafty" porque as empresas (EUA) quando procuram uma agência embora possam apreciar muito todo o trabalho só estão a olhar para uma coisa "the God damed sales curve!". Acho que era verdade na altura e também é agora. Perdoem-me se falhei alguma coisa mas não olhei para o livro para saber quem disse e maneira exacta como disse.
    abraço

     
  • At 3:45 da tarde, Blogger Edie Falco said…

    Vergonhosa a prestação de Alegre. Foi completamente atropelado e humilhado por Soares no debate da TVI. Soares mostrou que nem para aprendiz de presidente Alegre serviria. Alegre é titubeante, é assustador como um tipo que era suposto dominar a palavra, consegue se expressar tão mal. Dá a impressão que Alegre andou acomodado estes anos todos, por detrás dos galardões de Campeão Combatente Contra a Ditadura. Pois acordou tarde, pelos vistos. Só resta parabenizar o PS por ter percebido a tempo que Alegre não era o candidato ideal.
    - - - -
    Em tempo: a manchete de hoje do Público: "Soares tentou diminuir Alegre mas não conseguiu" mostra bem o desespero que alguma imprensa comprometida com a candidatura de Cavaco Silva, e que precisa de Alegre para fraco idiota útil para passar à 2ª volta, começa a desesperar, pois já é evidente que Soares cresce a cada dia.

     

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