Uma consequência da verdade
- A qualidade da publicidade mede-se pela manutenção rácio: investimento/venda abaixo do valor de cada cliente.
É preciso fazer algumas adaptações para cada negócio. Mas, se o objectivo da publicidade é aumentar as vendas (entendido como o acto individual que sustenta a organização) e a publicidade custa dinheiro, então quanto mais barato sair cada nova venda mais eficaz é a publicidade que a gerou.
Para tal saber, para medir a eficácia da publicidade, é critico que sejam feitas umas contas de contexto:
L- Quanto vale um cliente durante todo o tempo que é cliente? (em lucro)
V- Quantas vendas novas se fizeram no passado?
I- Quanto é que se investiu para ter essas vendas no passado?
Deverá depois, o gestor conscencioso, aplicar-se o seguinte rácio:
I / V < L
Condicionalmente teremos que todo o investimento “I” cujo resultado em vendas “V” for proporcionalmente maior do que o valor gerado “L”, será eficaz. Caso contrário é apenas mais dinheiro deitado fora. Ou muito mal aproveitado.
Ainda assim, quantos departamentos de comunicação/marketing não têm estas contas na ponta da língua? Pois, muitos. Mas como eficaz é o que leva menos do que traz este é mais uma das premissas do marketing (ao consumidor final) enquanto ciência.
- A qualidade da publicidade mede-se pela manutenção rácio: investimento/venda abaixo do valor de cada cliente.
É preciso fazer algumas adaptações para cada negócio. Mas, se o objectivo da publicidade é aumentar as vendas (entendido como o acto individual que sustenta a organização) e a publicidade custa dinheiro, então quanto mais barato sair cada nova venda mais eficaz é a publicidade que a gerou.
Para tal saber, para medir a eficácia da publicidade, é critico que sejam feitas umas contas de contexto:
L- Quanto vale um cliente durante todo o tempo que é cliente? (em lucro)
V- Quantas vendas novas se fizeram no passado?
I- Quanto é que se investiu para ter essas vendas no passado?
Deverá depois, o gestor conscencioso, aplicar-se o seguinte rácio:
I / V < L
Condicionalmente teremos que todo o investimento “I” cujo resultado em vendas “V” for proporcionalmente maior do que o valor gerado “L”, será eficaz. Caso contrário é apenas mais dinheiro deitado fora. Ou muito mal aproveitado.
Ainda assim, quantos departamentos de comunicação/marketing não têm estas contas na ponta da língua? Pois, muitos. Mas como eficaz é o que leva menos do que traz este é mais uma das premissas do marketing (ao consumidor final) enquanto ciência.
- A qualidade da publicidade mede-se pela manutenção rácio: investimento/venda abaixo do valor de cada cliente.
2 Comments:
At 10:23 da manhã, Anónimo said…
Eu acho que é interessante perceber-mos o negócio da publicidade e da criatividade( ao serviço dos negócios) e ler-mos os publicitários mais famosos e bem sucedidos ( lembrei-me de um livrinho " The Art of Advertising"). Ao ler este livro encontramos um conhecido e histórico publicitário a deixar um conselho e factor de sucesso para o negócio que era mais ou menos isto : deixei-se de pensar na publicidade " Artsy Crafty" porque as empresas (EUA) quando procuram uma agência embora possam apreciar muito todo o trabalho só estão a olhar para uma coisa "the God damed sales curve!". Acho que era verdade na altura e também é agora. Perdoem-me se falhei alguma coisa mas não olhei para o livro para saber quem disse e maneira exacta como disse.
abraço
At 3:45 da tarde, Edie Falco said…
Vergonhosa a prestação de Alegre. Foi completamente atropelado e humilhado por Soares no debate da TVI. Soares mostrou que nem para aprendiz de presidente Alegre serviria. Alegre é titubeante, é assustador como um tipo que era suposto dominar a palavra, consegue se expressar tão mal. Dá a impressão que Alegre andou acomodado estes anos todos, por detrás dos galardões de Campeão Combatente Contra a Ditadura. Pois acordou tarde, pelos vistos. Só resta parabenizar o PS por ter percebido a tempo que Alegre não era o candidato ideal.
- - - -
Em tempo: a manchete de hoje do Público: "Soares tentou diminuir Alegre mas não conseguiu" mostra bem o desespero que alguma imprensa comprometida com a candidatura de Cavaco Silva, e que precisa de Alegre para fraco idiota útil para passar à 2ª volta, começa a desesperar, pois já é evidente que Soares cresce a cada dia.
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