Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

26/01/2006

A propósito da cor do BES e das outras mudanças de logotipo

Esta tendência de mudar os logotipos e fazer dessa mudança um acontecimento, parece-me ser egoísta e pouco preocupada com cliente. Por um lado não fica aparente porque é que o consumidor deve escolher o Banco A em detrimento do Banco B. E por outro, também não é claro qual a vantagem para os clientes que advém de anunciar profusamente este tipo de mudanças puramente estéticas.As mudanças de imagem são periodicamente necessárias, mas para o consumidor não qualificam como um acontecimento relevante na sua relação com o produto/serviço. Assim as mudanças de imagem podem ser feitas sempre que se sentir necessidade de melhorar o aspecto visual da marca, mas o investimento em comunicação e publicidade deverá continuar reservado a explicar/demonstrar ao consumidor as vantagens de preferir um determinado produto relativamente aos seus concorrentes. Caso contrário estamos a assistir a uma subjugação do essencial ao acessório, em que empresas estão mais preocupadas em falar de si próprias e dos seus liftings, do que em falar para os seus potenciais clientes e em servi-los melhor.


Para o Jornal de Negócios

13 Comments:

  • At 10:44 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Não podemos esquecer que essa publicidade toda aumenta a notoriedade da marca e a espontaneidade com que ela é referida pelo consumidor.

    Estamos numa época em que o carinho pela marca também é muito importante. Se repararmos hoje em dia muita da publicidade já não comunica beneficios mas valores. Esses valores estão também estão incorporados na imagem da marca.

     
  • At 1:03 da tarde, Blogger neva said…

    bem tenho a mesma opinião que o anônimo acima, hoje em dia a imagem conta cada vez mais e dada a fase económica em que estamos os bancos eles proprios tambem sentem necessidade de se distinguir inclusive pela sua imagem e não só pelos seus beneficios para os clientes, as pessoas tb querem trabalahar com um banco moderno inovador. e isso hoje vende-se mais pela imagem do que pelos serviçoes por si só

     
  • At 2:21 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Discordo, a mudança é claramente re activa ao millenium, niguém podia dizer que a imagem do bes era ultrapassada. Se lermos as entrevistas dos responsáveis do BES sobre o assunto (mkt e comunicação) vê se que a lógica é vamos mudar porque "queremos apelar a um target jovem e inovador, bla bla bla, é o futuro do banco, bla, bla". Parece mais da mesma receita da vodafone, tmn, millenium , etc, etc, etc. Acho que algúem podia tentar ser diferente, mas ninguém quer arriscar.

    Se o millenium se chegou à frente com uma campanha para jovens, "presente em todas as fases da sua vida", o bes só tinha era de manter a sua imagem de banco sóbrio e apelar a quem quer responsabilidade num banco, não a quem quer um banco fixe (quantos jovens querem um banco fixe, vs um banco que não faça porcaria?).

     
  • At 2:43 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Em relação à campanha do Millenium, "presente em todas fases da sua vida", para quem anda no Marketing percebe que isto traduz-se numa nova abordagem ao mercado na optica do cliente, tentado rentabilizar ao máximo o seu ciclo de vida enquanto clientes do banco. OK, até aqui tudo bem. Mas o que ganham com isso os clientes? Será que ficam contentes em saber como o banco se organiza internamente?! Acho que a campanha do Millenio como a do BES pecam por não comunicar nenhuma vantagem aos consumidores, e estes não diferenciam os bancos pela maneira de como utilizam o Merketing mas sim pelo efeito que o Marketing provoca em si. E não basta ser mais "apelativo".

     
  • At 9:46 da manhã, Blogger Consumering said…

    Infelizmente, têm razão, os bancos contrairam um grave caso de miopia, alguns mal veem para além do seu umbigo, enquanto os outros, mais não veem que os rabos gordos dos concorrentes.
    Descansados com os milhões que extorquem aos clientes com comissões (e os lucros astronómicos equivalentes) os bancos portugueses vivem contentes no seu jardim zoológico. ´
    O único problema é que do lado de lá da fronteira estão empresas mais eficientes que este ano entraram numa guerra de cortar as comissões. Será que os bancos portugueses, sem as comissões poderiam pagar as mudanças de logótipo?

     
  • At 9:51 da manhã, Blogger Consumering said…

    btw, Neva e Anónimo:
    Isso dos valores, da notoriedade, da imagem associada come-se? Vende-se? Ou para que serve?

    Lá porque "hoje em dia muita da publicidade já não comunica beneficios mas valores" justifica-se o disparate? Hoje em dia 1 em cada 3 crianças são obesas, devem por isso as outras crianças engordar também?

    Sejam bem vindos e espero que por aqui encontrem argumentos para por em causa muito do disparate que se faz hoje em dia.

     
  • At 9:48 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Eu acho, na minha humilde opinião, que esta publicidade toda À mudança do BES é também para habituar os consumidores ao novo aspecto estetico e para dar uma referência cromática. Como já se sabe a escolha das cores é muito importante, por isso é que estamos a assistir a muitas campanhas de restyling.

    Para quando um post da campanha do Pingo Doce e Minipreço? Eu não percebi...

    Cumprimentos!

     
  • At 2:55 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Eu acho graça esse parlatório todo, mas quem é que paga depois essas campanhas?

     
  • At 3:28 da tarde, Blogger Consumering said…

    Mal ou bem feita a publicidade irá sempre existir. A economia beneficia se existir publicidade. Já quem paga? Pagam os consumidores que escolhem os produtos em função da publicidade. Se não gostam, são livres de comprar apenas de quem não anuncia.

     
  • At 5:53 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Então mas quem é que estará mal? Serão só os bancos ou a própria sociedade que os obriga a fazer todas estas campanhas para continuarem a ter o mesmo ou mais sucesso? Não devemos criticar uma coisa qe hoje em dia é a coisa mais vulgar mesmo podendo não tár certa. Não são só eles que têm de mudar mas sim a mentalidade das pessoas, da sociedade no geral.

     
  • At 6:44 da tarde, Blogger Consumering said…

    "para continuarem a ter o mesmo ou mais sucesso"... este é o cerne do problema.
    Estas campanhas de "mudança de imagem" não trazem mais sucesso a ninguém. Ninguém escolhe o banco por causa da cor do balcão.

     
  • At 12:52 da tarde, Anonymous Anónimo said…

  • At 11:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    bem eu reclamei ao bes e transmito na integra, a imagem de facto é importante p mim como cliente.

    "Bem, desculpem-me, mas como cliente do bes tenho de dizer e sinto-me na obrigação de o fazer. Estive a ver o site, pois sou funcionario publico e dentro do edificio da instituicao onde trabalho existe um pequeno balcao do BES e onde existem 1000 trabalhadores, existem sempre conversas cruzadas, o tema era o grafismo dos cartoes do bes. Resolvi confirmar e começei a explorar o site, so conhecia a secção do BESNET. Ao explorar o site do bes, fiquei espantando com o seguinte: Embora últimamente tenham apostado em muita PUBLICIDADE, o que é sempre uma mais valia, tenham mudado o logotipo e carregado mais no verde, tenho de confessar que um cartao de débito ou credito com um grafismo moderno, apelativo, equilibrado é muito importante. Confesso que o grafismo dos cartoes de debito e credito que vi aqui no site, sao na falta de melhor palavra os mais feios que ja vi, H-O-R-R-I-V-E-I-S. Embora não seja um cliente que movimente milhoes, acho que represento uma boa parte dos vossos cliente, pelo menos nesta opinião. Considero que são capazes de fazer melhor. Foi só um á-parte e que o meu multibanco e o meu visa durem mais uns aninhos, pois pelo que vi dos novos, não tenho muita apetência em os ter. É um desabafo com uma certa desilusão. Há quem implique com outras coisas, eu valorizo a imagem que transmito e obviamente o meu banco também terá de ter esse interesse. Um cartão feio não ajuda... Podem fazer muito melhor! Para mim é motivo mais que suficiente para mudar, é muito verde, e o que é demais enjoa... Não desvalorizando quem construiu a nova imagem. Não gosto e pronto, tá dito. Não se pode agradar a todos!"

     

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