Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

07/04/2004

36 - O mundo é pequeno


É comum dizer que todas as pessoas do mundo estão separadas de qualquer outra apenas por seis ou menos contactos intermédios que se conhecem entre si. Chama-se a isso o Fenómeno do Mundo Pequeno. Este número “seis” emergiu de uma experiência realizada em 1967 pelo sociólogo Stanley Milgram, que no Midwest americano entregou embalagens a 60 pessoas escolhidas ao acaso, solicitando que, através de contactos pessoais, fizessem chegar as encomendas a uma determinada pessoa em Bóston. Da experiência, Milgram, conclui que as cadeias eram extraordinariamente curtas, tipicamente de seis pessoas, e uma média de 5.7, mas esqueceu-se de comentar que apenas 3 encomendas chegaram ao seu destino. Depois de Milgran, houve várias tentativas de repetir a experiência, mas nunca se chegou a um resultado definitivo. De qualquer maneira, nasceu um mito. O mundo parece pequeno e qualquer pessoa pode ser encontrada a apenas seis graus de separação. Adeptos inconfessos do improvável, os gestores de marcas aproveitaram a deixa e aplicaram a teoria ao mercado: “Para criar uma marca, não há nada tão poderoso como o passa-palavra”.

...continue a ler em "“Compre Este Porque"