Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

15/04/2004

37 - O preço da lealdade


Para acolher o imperador, o Shogun Tsunayoshi, encarregou dois daimyos, chefes de clã, da recepção oficial. Na ocasião, Asamo, o mais jovem, tornou-se a vítima da inveja do seu rival, Kira, e irreflectido, perdeu a honra ao utilizar a espada dentro do castelo de Edo. Por tão grave ofensa, o Shogun ordenou a Asamo que se suicidasse, mas errou ao perdoar Kira. Por lei, os bens de Asamo foram confiscados e os seus samurais passaram a soldados sem mestre, ou Ronin. Destroçados pela injustiça, os 47 Ronin dispersaram e entregaram-se a vidas desonrosas de trabalho, jogo e bebida. Os anos Passaram, e o primeiro culpado, Kira, deixou de temer a vingança dos Ronin, até ao 14 de Dezembro de 1702, em que os 47 puseram em prática o seu plano e derrotaram o exército de Kira, matando-o de seguida. Apesar da nova falta, o Shogun ficou Impressionado com a lealdade dos 47 Ronin, permitindo por isso que estes cometessem harakiri como guerreiros honrados. Ainda hoje, os 47 Ronin são celebrados como o exemplo da lealdade ao Bushido, o código de honra dos samurais. Já as marcas, também podem ter seguidores leais, mas para o consumidor, o Bushido funciona ao contrário. É o fabricante que tem o dever da lealdade.

...continue a ler em "“Compre Este Porque"